Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Moradores de Guarujá relatam problemas com o desabastecimento de água na cidade | Reprodução/Prefeitura do Guarujá
Moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, têm relatado desespero pela falta de água na cidade. Alguns locais já registram quase um mês de desabastecimento.
Continua depois da publicidade
Segundo comunicado oficial da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em razão do baixo nível do manancial Jurubatuba, atualmente operando com 44% da capacidade, aliado à previsão de forte calor para os próximos dias, poderia ocorrer a interrupção no abastecimento de água na cidade.
A companhia chegou a pedir a colaboração da população com o uso consciente da água, para contribuir para que o abastecimento seja mantido da melhor forma possível.
Desabastecimento ocorre justamente durante o veranico (período com tempo seco e quente que ocorre durante as épocas mais frias do ano), o que causa preocupação ainda maior entre os moradores.
Continua depois da publicidade
No fim do mês de julho deste ano, o prefeito da cidade, Farid Madi (Podemos), já havia solicitado caminhões-pipa à Sabesp para atender emergencialmente escolas, residências e unidades de saúde, diante do desabastecimento de água já enfrentado no município.
A medida foi tomada em 29 de julho, e, após tratativas, a companhia se comprometeu com o envio de 15 caminhões-pipa para a cidade. Contudo, menos de um mês depois, o problema ainda acomete a população.
Pelas redes sociais, alguns moradores aproveitaram para manifestar o descontentamento com o problema.
Continua depois da publicidade
"Cadê a água nos bairros de Guarujá? Já tem mais de um mês sem água", diz um perfil com o nome de Lucas, em um comentário em um post do perfil da Sabesp no Instagram.
"Estamos há dias sem água, chega a ser um absurdo! Na hora que a conta chega vem um valor enorme, sendo que nem usamos água por falta", diz outra das inúmeras reclamações.
Outro perfil ironizou o pedido de economia de água na cidade:
Continua depois da publicidade
"No Guarujá nem precisamos economizar, já que nem água tem! Obrigada por nada".
Moradores também relataram que a cidade passou pelo mesmo problema no ano passado, entre os meses de agosto a novembro.
"Sem pressão da água há 10 dias aqui no Guaiúba na HPP, e hoje sem água completamente! E depois de confirmar caminhão-pipa duas vezes, não apareceram nem sequer informaram cancelamento. Totalmente irresponsáveis, se não há punição para esse descaso isso vá continuar!", contou outro morador.
Continua depois da publicidade
Os bairros das praias do Tombo, da Praia de Pernambuco, Jardim Albamar, Parque Enseada e Centro também são afetados com o desabastecimento, segundo relatos locais.
A Sabesp afirmou que neste sábado (23/8) faz a entrega de 300 caixas-d’água para famílias do distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.
A ação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela companhia para reduzir os impactos da estiagem, já que o manancial Jurubatuba, responsável pelo abastecimento do município e do distrito, opera hoje com apenas 44% de sua capacidade máxima, reflexo do período de poucas chuvas.
Continua depois da publicidade
O critério de distribuição considera famílias de baixa renda, principalmente em áreas onde a Sabesp está regularizando as ligações de água. Novos lotes estão previstos para serem entregues em outras regiões da cidade nas próximas etapas.
Além dessa ação emergencial, a Sabesp afirmou ainda que reforçou o atendimento à população, com equipes de plantão, manobras técnicas no sistema, caminhões-pipa e canais exclusivos para solicitações.
Paralelamente, a Sabesp reiterou que está investindo R$ 1 bilhão em obras estruturantes para reforçar o abastecimento no município.
Continua depois da publicidade
Entre os projetos, estão a construção de novos reservatórios, a instalação de tubulações e válvulas, a ampliação de estações de tratamento e a execução de uma travessia subaquática que interligará os sistemas de Santos e Guarujá, aumentando a segurança hídrica para moradores e turistas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade