Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Hytalo Santos se pronunciou pela primeira vez após acusações | Reprodução/Redes Sociais
O influenciador digital Hytalo Santos se manifestou pela primeira vez desde que passou a ser investigado por suposta adultização de menores em vídeos publicados nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Em nota enviada à CNN na manhã desta quinta-feira (14/8), ele afirmou que “sempre agiu dentro da lei” e negou qualquer tipo de exploração de crianças ou adolescentes.
O caso ganhou repercussão após o influenciador Felca publicar um vídeo com denúncias sobre festas e conteúdos envolvendo adolescentes.
O vídeo viralizou e ganhou repercussão nacional. O Ministério Público da Paraíba pediu medidas judiciais.
Continua depois da publicidade
A Justiça determinou a suspensão de todos os perfis de Hytalo nas redes sociais, proibiu qualquer contato dele com menores citados nas investigações e ordenou a desmonetização dos conteúdos.
Dias depois, autorizou mandados de busca e apreensão na casa do influenciador, resultando na retirada de celulares, computadores, câmeras e outros dispositivos para análise pericial.
As investigações ocorrem em duas frentes: uma cível, conduzida pelo Ministério Público, e outra criminal, sob responsabilidade da Polícia Civil. Ambas apuram possível violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Continua depois da publicidade
Na nota, Hytalo afirma que todo o conteúdo com menores foi gravado com autorização legal e acompanhamento dos responsáveis, e que está à disposição das autoridades para esclarecimentos. Confira a nota mais abaixo.
Na quarta-feira (13/8), a casa de Hytalo Santos, em um condomínio de luxo em João Pessoa, foi alvo de um mandado de busca e apreensão.
No local, oficiais de Justiça e policiais encontraram portas trancadas, uma máquina de lavar ligada e a residência vazia.
Continua depois da publicidade
Imagens registradas no momento da ação mostram sacolas acumuladas em um cesto, duas bicicletas infantis e um ventilador.
De acordo com informações do condomínio repassadas às autoridades, o influenciador teria deixado o local com vários equipamentos em um veículo antes da chegada da Polícia Militar, por volta das 16h30.
O juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, Adhailton Lacet Correia Porto, autorizou a apreensão de celulares, computadores e outros dispositivos utilizados nas gravações.
Continua depois da publicidade
Segundo o magistrado, caso se entenda que a saída de Hytalo configura um obstáculo às investigações, um mandado de prisão preventiva poderá ser expedido. Todo o material recolhido será encaminhado para perícia.
Ao g1, a defesa de Hytalo informou “não estar sabendo” da busca e apreensão e disse que o influenciador pretende se pronunciar por meio de vídeo, sem informar data.
As investigações contra Hytalo começaram após denúncias do humorista Felca sobre suposta exploração de menores, envolvendo festas com bebidas alcoólicas, topless de adolescentes e possível emancipação de jovens para participação em conteúdos. O caso segue sob apuração pelo Ministério Público e pela Polícia Civil.
Continua depois da publicidade
“Repudio categoricamente qualquer acusação de exploração de menores. Minha trajetória pessoal e profissional sempre foi guiada pelo compromisso inabalável com a proteção de crianças e adolescentes. Esclareço que jamais me ocultei ou obstruí investigações. Estou em viagem a São Paulo há mais de um mês e permaneço, desde o início, à disposição das autoridades para todo e qualquer esclarecimento, confiando que a verdade prevalecerá sobre qualquer tentativa de distorção. Reafirmo minha integridade e indignação diante de falsas acusações. Não aceitarei que minha imagem e meu trabalho sejam manchados por narrativas infundadas, e seguirei defendendo, com firmeza, a verdade e os valores que sempre nortearam minha vida. Todos os esclarecimentos necessários à Justiça serão prestados nos autos do processo”, disse.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade