Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Objetivo é ampliar a percepção dos turistas sobre as possibilidades que Ilhabela oferece | Divulgação
Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, acaba de lançar uma campanha na qual a estrela é um robô para fortalecer o turismo local e reafirmar que o arquipélago é destino atrativo durante todo o ano, inclusive no inverno.
Continua depois da publicidade
A Mar.IA, robô de Inteligência Artificial (IA) generativa que funciona como guia virtual, orienta visitantes com sugestões de passeios, atividades culturais e experiências personalizadas, mesmo em dias chuvosos ou de tempo instável.
Assinada pela agência RP Propaganda, a campanha tem o objetivo de ampliar a percepção dos turistas sobre as possibilidades que Ilhabela oferece para além das praias e da alta temporada.
No Brasil, o arquipélago é pioneiro no uso deste tipo de ferramenta, que, em outras partes do mundo, já é usual no trade turístico.
Continua depois da publicidade
A IA adotada para a campanha foi desenvolvida com características caiçaras, conforme explicou Harry Finger, secretário de Turismo de Ilhabela, durante o lançamento da campanha.
“A Mar.IA simboliza o encontro entre a inovação e a identidade local. Ela chega com Inteligência Artificial, mas logo se transforma, ao sentir o clima e a alma de Ilhabela. Isso é o que torna essa campanha tão especial”, afirmou ele.
Disponível em múltiplas plataformas (site, aplicativo e WhatsApp), Mar.IA atua como uma espécie de assistente virtual de turismo, compartilhando roteiros acessíveis, incluindo trilhas, atrações culturais, experiências gastronômicas, observação de baleias, além de opções de ecoturismo.
Continua depois da publicidade
A iniciativa busca reforçar o posicionamento do município como Destino Turístico Inteligente, conceito adotado desde que Ilhabela foi selecionado pelo Turismo Futuro Brasil - uma parceria do Sebrae Nacional com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O programa incentiva cidades brasileiras a adotarem práticas sustentáveis, inclusivas e inovadoras no setor turístico, segundo explica o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL).
“Nosso objetivo é garantir uma experiência de qualidade em qualquer estação. Mesmo nos dias de tempo fechado, Ilhabela tem muito a oferecer, e a Mar.IA é uma aliada neste processo de encantamento e de orientação”, afirmou o mandatário.
Continua depois da publicidade
Com o slogan “Ilhabela é muito mais que praia”, a campanha elaborada pela RP Propaganda para o arquipélago já está sendo veiculada nas redes sociais, em plataformas digitais e nos canais oficiais da prefeitura.
“A proposta é envolver tanto os visitantes quanto os moradores com a mensagem de que a cidade é um destino onde Tecnologia e tradição caminham juntas — e onde o inverno também pode surpreender”, completou Alexandre Santasofia, diretor de Planejamento da RP Propaganda.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade