Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Prefeita Gracinha tomou a decisão durante reunião com vereadores, Associação Comercial e representantes do Dersa | /PREFEITURA DE ILHABELA
Com o objetivo de diminuir os congestionamentos e melhorar a fluidez do trânsito, a prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, assinou o decreto que proíbe a entrada e circulação de caminhões no arquipélago durante os fins de semana e feriados. A iniciativa foi tomada em função da proximidade da temporada 2019-2020, quando ocorre a formação de grandes filas de veículos na entrada da balsa, em São Sebastião.
Continua depois da publicidade
De acordo com o decreto, decidido durante reunião da prefeita com vereadores, secretários municipais e representantes da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), e Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pelo serviço de travessia de balsas no litoral, fica proibida a entrada e a circulação de caminhões no município durante os fins de semana e feriados.
Essa proibição inicia à zero hora de sexta-feira e ou feriado até às 23h59 do domingo e ou feriado. Essa medida não se aplica aos caminhões de pequeno porte, os Veículos Urbanos de Carga (VUC), desde que não excedam a largura máxima de 2,20m e comprimento de 6,30m e a carga total de três toneladas.
A proibição não se aplica aos veículos das Forças Armadas, das policias Civil, Militar e Federal, do Corpo de Bombeiros; dos serviços essenciais como energia elétrica, água, ambulância e transporte de pacientes, fiscalização de trânsito, fornecimento de combustível, controle de zoonoses, atendimento de urgência e emergência, socorro mecânico, remoção de terra e entulho em decorrência de desastres naturais.
Continua depois da publicidade
O decreto entra em vigor em 30 dias após sua publicação. Nesse período, a prefeitura de Ilhabela e a demais órgãos e instituições envolvidos nessa tomada de decisão divulgarão as regras estabelecidas para a entrada e circulação de caminhões no arquipélago nos fins de semana e feriados
prolongados.
O descumprimento do decreto sujeita o infrator à multa e demais sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro. (GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade