Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Fogo começou na subestação de energia do hospital e não atingiu áreas assistenciais | Reprodução
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital Geral Dr. César Cals, no Centro de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (13/11).
Continua depois da publicidade
Vídeos registraram o momento em que funcionários retiravam pacientes às pressas enquanto fumaça tomava parte da unidade.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o fogo começou na subestação de energia do hospital, não atingiu áreas assistenciais e não há registro de feridos. As chamas foram controladas por volta das 11h30.
Três bebês precisaram ser retirados em incubadoras e levados temporariamente para lojas de um shopping popular próximo ao hospital, com ajuda de populares. Após o controle do incêndio, os pacientes começaram a retornar à unidade.
Continua depois da publicidade
A secretária da Saúde, Tânia Mara Silva Coelho, afirmou que cerca de 15 pacientes já foram transferidos para outras unidades e outras 40 transferências estavam sendo preparadas por segurança.
O governador Elmano de Freitas determinou a transferência temporária dos pacientes até a normalização das atividades do hospital.
Em nota, a Enel Distribuição Ceará informou que o incêndio teve origem em um defeito interno na rede elétrica sob responsabilidade do hospital. A concessionária realizou um desligamento emergencial e enviou equipes e geradores para apoiar o trabalho das autoridades.
Continua depois da publicidade
A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) bloqueou vias no entorno da unidade, incluindo trechos das ruas Tristão Gonçalves, Liberato Barroso, Pedro Pereira e Imperador, para garantir o trânsito de ambulâncias.
Um incêndio de grandes proporções também atingiu uma edificação comercial às margens da rodovia Fernão Dias (BR-381), na manhã desta segunda-feira (10/11).
O Hospital César Cals é a unidade mais antiga da rede estadual de saúde e referência em ginecologia, obstetrícia, clínica médica e neonatologia.
Continua depois da publicidade
O local também abriga serviços especializados, como o Banco de Leite Humano e a Casa da Gestante, o que explica a presença de recém-nascidos no momento do incêndio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade