Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Delegação da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo, participará das mesas de negociação da COP30 | Reprodução/TV Globo
Uma delegação da Terra Indígena Jaraguá, entre a zona noroeste de São Paulo e a cidade de Osasco, na Grande São Paulo, participará das mesas de negociação da 30ª Conferência das Partes sobre Mudança do Clima (COP30).
Continua depois da publicidade
O evento será ocorrerá entre 10 e 21 de novembro. Esta será a edição com maior representatividade de povos originários. Segundo os organizadores da COP, cerca de mil indígenas brasileiros e estrangeiros participarão das negociações oficiais durante a conferência climática mundial.
A Terra Indígena Jaraguá finalizou, em maio, a demarcação física do território, uma das últimas etapas antes da homologação presidencial e do registro em cartório. Hoje, o território abrange 532 hectares e sete aldeias.
Para chegar a esse nível, porém, a luta foi longa. Só em 2015 o governo federal, então comandado por Dilma Rousseff (PT), atuou na demarcação da terra guarani paulistana por meio de uma portaria do Ministério da Justiça.
Continua depois da publicidade
Dois anos mais tarde, o presidente Michel Temer (MDB) anulou a decisão devido à sobreposição de 308 hectares do território sobre o Parque Estadual do Jaraguá.
O impasse só foi resolvido em 2024, com a assinatura de um acordo inédito entre a comunidade, o poder estadual e a Fundação Florestal, responsável pelo parque, estabelecendo regras para a gestão compartilhada do território comum.
Para as lideranças da Terra Indígena Jaraguá, porém, a demarcação é somente o primeiro passo para resolver outras necessidades básicas, como a habitação e o saneamento básico.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade