Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Há previsão de volumes elevados de chuva | Freepik
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (15/11) um alerta de perigo para chuvas intensas que atinge 18 estados e o Distrito Federal. O aviso vale até 10h de quarta-feira.
Continua depois da publicidade
De acordo com o órgão, há previsão de volumes elevados de chuva, que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou chegar a 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos fortes, com rajadas entre 60 e 100 km/h.
O cenário aumenta o risco de queda de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
O alerta abrange áreas dos estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Continua depois da publicidade
A cidade de São Paulo deve iniciar a semana com dias chuvosos. O clima deve começar com temperaturas mais elevadas, mas a previsão indica uma queda na temperatura a partir de quarta-feira (17/12).
Segundo o Inmet, as regiões mais afetadas incluem partes do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, com destaque para áreas como o Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Paraíba Paulista, regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, além de porções do Centro e Sul do Amazonas, sudeste do Pará, sul do Maranhão, norte e sudoeste do Mato Grosso e áreas do Tocantins.
Diante da previsão, o instituto recomenda que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres, placas ou estruturas metálicas e, sempre que possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Continua depois da publicidade
O Inmet orienta ainda que moradores de áreas vulneráveis fiquem atentos a sinais de alagamentos e deslizamentos, acompanhando atualizações dos órgãos de meteorologia e da Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade