Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Nova espécie de esperança-pavão encontrada na caatinga | Phillip Engelking/Reprodução
Um achado de pesquisadores brasileiros é uma nova espécie e possivelmente até um novo gênero de esperança, inseto parente dos grilos e gafanhotos, popularmente conhecido como esperança-pavão. O ser foi encontrado na caatinga, na região Nordeste.
Continua depois da publicidade
O entomólogo Phillip Engelking, um dos autores da pesquisa colaborativa, explicou ao portal g1 que o bicho é grande e robusto, com espinhos nas pernas, que se destacam pelo aspecto metálico. “É muito impressionante de ver”, disse.
O nome científico escolhido foi Metallacantha aculeata, em referência à aparência metálica das pernas encorpadas.
As esperanças-pavão são conhecidas por exibirem asas posteriores coloridas em tons de vermelho e azul, com manchas chamadas ocelos (semelhantes a olhos), usadas para afastar predadores. A Metallacantha aculeata, porém, segue outro caminho evolutivo.
Continua depois da publicidade
A espécie tem asas posteriores extremamente reduzidas, que não servem para voar nem para se defender. O mecanismo de defesa principal está nas pernas traseiras, muito robustas e armadas de espinhos metálicos.
Elas são usadas para assustar e chutar predadores.
Produzem ainda uma espécie de chiado para espantar predadores, um comportamento único neste grupo de esperanças.
Continua depois da publicidade
Até agora, todos os registros da nova espécie ocorreram no sul da caatinga, no estado da Bahia. O bicho também foi encontrado em áreas de transição entre Caatinga e Mata Atlântica.
A espécie é difícil de encontrar, só sendo possível achar o inseto com busca noturna e ativa, com lanternas.
A caatinga é um bioma totalmente nacional que representa cerca de 11% do território brasileiro, presente na região Nordeste e no norte de Minas Gerais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade