Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O governo estadual e o ministério da Saúde anunciaram ao longo da semana medidas para combater o novo coronavírus | /Divulgação Governo do Estado
A presença do novo coronavírus - o Covid-19 - em vários países têm causado preocupação nas autoridades e na população. No Brasil, o primeiro caso da doença foi confirmado na última terça-feira (25) em São Paulo. O Estado tinha até sexta-feira (28), 66 casos suspeitos do novo coronavírus, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.
Continua depois da publicidade
Entre os casos suspeitos, 41 são de pessoas que moram na capital paulista. Além da Capital, ainda há suspeitas em Bauru (1), Caieiras (2), Campinas (4), Franca (1), Guarulhos (1), Ibiúna (2), Itararé (2), Lorena (1), Praia Grande (1), Pindamonhangaba (1), Pederneiras (1), Ribeirão Preto (1), Santos (1), São Caetano do Sul (1), São Carlos (1), Sorocaba (2) e Valinhos (1).
A maioria dos pacientes tem histórico de viagem a países como Espanha, China, França, Singapura e Itália.
Apesar dos números e da grande capacidade de contágio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que não há motivo para pânico, já que a letalidade do Covid-19 não é considerada alta. A infecção tem sintomas semelhantes com a gripe (veja box abaixo) e mata aproximadamente 2% dos infectados. A taxa é bem mais baixa do que a da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que era de 10%.
Continua depois da publicidade
Na China, onde começou a disseminação do vírus, mais de 78 mil pessoas já foram infectadas. Aqui no Brasil para tentar conter o avanço da doença várias medidas estão sendo adotadas pelas autoridades.
Em São Paulo, onde se concentra a maioria dos casos suspeitos do País, o governo estadual criou um centro de contingência para monitorar as ocorrências de coronavírus no Estado. O centro contará com profissionais especialistas das redes pública e privada, com ênfase na área de Infectologia, sob a supervisão do secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, e coordenação do médico infectologista, David Uip. Além disso, na sexta-feira a gestão Doria anunciou a destinação de R$ 30 milhões para a prevenção ao Covid-19. Pouco menos da metade do valor será destinado para ações de comunicação. Um site específico para orientar a população sobre o tema foi criado: www.saude.gov.br/coronavirus.
Uma outra medida adotada pelo governo federal para facilitar o diagnóstico do novo coronavírus foi a antecipação da vacinação contra a gripe no País, para o dia 23 de março. A vacina não protege contra o Covid-19, mas combate os demais vírus associados a outros tipos de gripe e, por isso, segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar - por eliminação - eventuais casos do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
Paciente segue isolado em casa e passa bem
O homem de 61 anos, morador da capital paulista, que foi o primeiro caso confirmado de contaminação pelo coronavírus do Brasil, seguia em isolamento domiciliar e estável, na sexta-feira, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O paciente esteve na Itália e retornou ao Brasil em 21 de fevereiro, quando apresentou sintomas suspeitos, como tosse, coriza e febre, compatíveis com a suspeita de Covid-19. O homem foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein, que fez o diagnóstico, confirmado com contraprova no Instituto Adolfo Lutz. As 34 pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitoradas pelas autoridades de saúde. São elas: 30 parentes do homem que se reuniram com ele no último domingo (23) e quatro passageiros que estavam no avião em que ele veio da Itália. Eles serão monitorados por 14 dias, que é o tempo de incubação do coronavírus.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade