Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Autódromose prepara agora para receber o GP de São Paulo de F1 | Renato Pinheiro/SECOM
Com investimentos de quase R$ 500 milhões, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, inaugura sua nova fase e se prepara para receber o Grande Prêmio de Fórmula 1 entre esta sexta-feira (7/11) e domingo (9/11).
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, as reformas transformaram o circuito em um equipamento moderno, sustentável e superavitário, com melhorias em infraestrutura esportiva, acessibilidade e segurança, além de potencializar o turismo e a economia local.
“São Paulo voltou a ter orgulho do seu autódromo”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante a apresentação das novas estruturas, na última quinta-feira (30/11).
“Interlagos deixou de ser um equipamento deficitário para se tornar moderno, sustentável e lucrativo. Cada real investido retorna em emprego, renda e projeção internacional”, completou Nunes.
As obras abrangeram desde melhorias básicas, como redes de água e esgoto, iluminação e acessibilidade, até intervenções complexas em áreas de competição e público. “Hoje, o autódromo é referência em gestão e eficiência, além de protagonista nos grandes eventos internacionais”, afirmou o prefeito.
Continua depois da publicidade
Com as reformas, Interlagos se tornou um modelo de requalificação urbana e de sustentabilidade. De espaço ocioso e oneroso, passou a operar de forma superavitária, com agenda cheia o ano todo. “Temos eventos praticamente todos os dias. A procura é tão grande que faltam datas no calendário”, disse Nunes.
O GP São Paulo 2025 promete ampliar a movimentação econômica. A estimativa é de R$ 2 bilhões em impacto e 20 mil empregos diretos e indiretos. Para o CEO do evento, Allan Adler, o retorno vai muito além da corrida:
“O GP é uma vitrine do Brasil para o mundo. São mais de 170 países acompanhando a transmissão, o que reforça a imagem de uma cidade vibrante e organizada.”
Continua depois da publicidade
Em 2024, o GP bateu recorde de público, com 291 mil pessoas e R$ 1,96 bilhão em impacto econômico, alta de 14% em relação a 2023.
A crescente demanda fez com que um lote extra de ingressos para este ano se esgotasse em minutos, após mais de 30 mil pessoas entrarem na fila virtual.
Para a edição de 2025, estão previstas novas arquibancadas, melhorias nos acessos e reforço na segurança e mobilidade.
Continua depois da publicidade
O autódromo contará com 135 câmeras de monitoramento (79 no entorno e 56 internas) e ações de acolhimento e combate ao assédio em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos.
Outro destaque é a mudança no perfil do público: o número de mulheres saltou de 8% em 2013 para 37% em 2024, enquanto a idade média caiu de 44 para 35 anos, sinalizando uma renovação geracional e maior diversidade nas arquibancadas.
Entre as principais entregas, estão o Hospitality Center, com 22 mil m² e capacidade para 6 mil pessoas, e um novo prédio administrativo com acesso subterrâneo.
Continua depois da publicidade
A pista, o pit lane e os dispositivos de segurança foram totalmente modernizados, adequando-se aos padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Outras intervenções incluem:
Interlagos deixou de ser somente o endereço da Fórmula 1. O circuito se consolidou como um multiespaço para grandes eventos.
Continua depois da publicidade
Em 2024, sediou as seis horas de São Paulo (FIA WEC) e megafestivais como The Town e Lollapalooza. Somente o The Town 2025 movimentou R$ 2,2 bilhões e gerou 25 mil empregos.
Com 53 mil m² de áreas locáveis, estacionamento para 2 mil veículos e infraestrutura modular para arenas e camarins, o autódromo mantém atividade constante, impulsionando o turismo, a cultura e a economia paulistana.
Inaugurado em 1940, o circuito original de Interlagos tinha quase 8 km. Reformas ao longo das décadas reduziram o traçado para 4.309 metros, tornando-o mais seguro e dinâmico, e um dos mais elogiados do calendário mundial.
Continua depois da publicidade
O complexo ainda abriga o Kartódromo Ayrton Senna, com 1.150 metros e 12 curvas, berço de grandes pilotos brasileiros, e uma pista de arrancada com 500 metros, criada para oferecer alternativa segura aos rachas de rua.
Com o novo ciclo de investimentos, Interlagos reafirma seu papel como símbolo da modernização de São Paulo, um espaço que celebra o passado glorioso do automobilismo, mas com os olhos voltados para o futuro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade