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Cotidiano

Investimento bilionário moderniza a ida para o Rio de Janeiro na Via Dutra

Obra de R$ 1,5 bilhão na BR-116 entre Piraí e Paracambi prevê mais segurança, novas pistas e conclusão antes de 2027

Thacio Mello

15/12/2025 às 10:30

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Projeto reconfigura 16 km da BR-116, amplia capacidade da rodovia e deve cortar pela metade o tempo de descida no sentido Rio

Projeto reconfigura 16 km da BR-116, amplia capacidade da rodovia e deve cortar pela metade o tempo de descida no sentido Rio | Divulgação/Motiva RioSP

A modernização da Serra das Araras, na BR-116, a Via Dutra, representa uma das principais intervenções rodoviárias em um dos trechos mais estratégicos da ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro. As mudanças foram anuncias na sexta-feira (12/12) pela Motiva, concessionária responsável pela via.

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Com investimento de R$ 1,5 bilhão, o foco da ampliação está na segurança viária e na melhoria do fluxo entre Rio e São Paulo. O aporte pretende reduzir acidentes, encurtar o tempo de percurso e ampliar a capacidade do trecho.

O que muda na Dutra?

A nova Dutra substitui o traçado sinuoso por pistas com múltiplas faixas, acostamentos alargados e novas conexões viárias, reduzindo ultrapassagens arriscadas. O projeto também prevê passarelas, acessos locais e dispositivos de travessia segura para pedestres.

Um dos destaques é a redução do tempo de travessia da serra. O novo projeto contempla a eliminação de gargalos, como trechos de baixa velocidade em aclives e descidas longas com alto desgaste dos sistemas de freio.

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Dados oficiais da Motiva, apontam queda de até 50% no tempo do percurso na descida, no sentido Rio de Janeiro, e de até 25% na subida, no sentido São Paulo, elevando a velocidade média de 40 km/h para 80 km/h.

Como o investimento é aplicado?

O aporte de R$ 1,5 bilhão é distribuído entre terraplenagem, obras especiais e sistemas de drenagem, garantindo a estabilidade das pistas e dos taludes. A execução já ultrapassa metade do previsto, com projeção de conclusão total por volta de 2027, antes do prazo contratual.

Distribuição dos investimentos

  • Movimentação de terra e ajustes no traçado da via, com eliminação de curvas de risco e correção de inclinações ao longo do percurso;

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  • Implantação de obras de arte especiais, como viadutos, pontes e passarelas, incluindo a construção de 24 viadutos para garantir maior fluidez e segurança ao tráfego;

  • Instalação de dispositivos de segurança viária, como barreiras, defensas metálicas, duas rampas de escape e sistemas de contenção de encostas;

  • Implementação de equipamentos e soluções tecnológicas voltadas ao monitoramento, comunicação, painéis eletrônicos informativos e iluminação da rodovia;

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  • Execução de sinalização horizontal e vertical, assegurando orientação clara, padronizada e eficiente aos motoristas.

  • Quais são os principais ganhos de segurança?

    A nova Serra das Araras tem a segurança como prioridade do projeto viário, com a implantação de rampas de escape para veículos pesados, acostamentos contínuos e redistribuição das faixas de rolamento para minimizar conflitos entre caminhões e automóveis.

    A previsão é de redução significativa nos acidentes mais graves, como colisões frontais e saídas de pista.

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    A segurança operacional também é ampliada com a instalação de iluminação reforçada, barreiras de proteção em trechos com desníveis e sistemas de monitoramento por câmeras.

    Além disso, obras de contenção de encostas buscam reduzir o risco de deslizamentos em períodos de chuva intensa, contribuindo para a manutenção do tráfego mesmo em emergências.

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