Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Irmãos circundaram o globo em viagem que durou 7 anos | Reprodução/Instagram
Os irmãos Lucas e Neto Faraco, de 30 e 33 anos, chegaram a Ubatuba na manhã deste sábado (17/5), após passarem os últimos sete anos dando a volta ao mundo em um veleiro. A viagem começou na cidade do litoral norte paulista, em 5 de março de 2018.
Continua depois da publicidade
Nesse tempo eles passaram por três oceanos e percorreram 52 países até atracarem no Saco da Ribeira por volta das 10h30.
“O Brasil é o melhor lugar do mundo. É muito bom se sentir em casa", afirmou Neto ao chegar ao País.
Os irmãos inicialmente percorreram toda a costa brasileira em direção ao norte. O veleiro seguiu pelo Caribe e Canal do Panamá, até chegar na Polinésia Francesa pelo oceano Pacífico.
Continua depois da publicidade
Na sequência, o veleiro foi para Fiji, Nova Zelândia e Indonésia.
Em seguida, os irmãos enfrentaram o oceano Índico e chegaram na África, último continente antes do retorno à América do Sul.
A inspiração para a aventura longa e difícil veio dos pais de ambos. O casal, originalmente de Ribeirão Preto, começou a navegar em 1990 e os filhos vieram em 1992 e 1995. Os quatro navegaram praticamente toda a costa do Brasil.
Continua depois da publicidade
Com os filhos ainda criança, os pais resolveram se mudar para Ubatuba, onde ambos cresceram.
Na vida adulta, Lucas e Neto foram cursar engenharia na Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, e pela primeira vez ficaram longe do mar.
Não durou muito. Ambos resolveram voltar para o litoral paulista e trabalhar com veleiro, para angariar fundos para realizar o desejo de circundar o globo terrestre.
Continua depois da publicidade
Os pais visitaram Lucas e Neto em cinco momentos diferentes da aventura: no Caribe, nas Ilhas Galápagos, na Nova Zelândia, na Indonésia e na África do Sul.
De acordo com Celso, a ideia inicial era completar a volta ao mundo em três anos. Mas a pandemia e o envolvimento com os povos que conheceram fizeram o planejamento se estender.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade