A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 10 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Jaguatirica sobrevive a tiro e atropelamento

Bruno Hoffmann

16/04/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Os veterinários do Zoológico Municipal de Bauru, interior de São Paulo, tiveram uma surpresa quando iniciaram o tratamento de uma jaguatirica ferida, após ser atropelada numa rodovia da região.

Continua depois da publicidade

Além dos ferimentos recentes ocasionados pelo atropelamento, o felino ameaçado de extinção tinha um projétil de arma de fogo alojado na patela direita. Como o local estava cicatrizado, eles concluíram que a jaguatirica já havia sobrevivido a um ataque anterior, provavelmente de caçadores. "É um caso raro de dupla sobrevivência, esperamos que daqui para a frente ela possa viver em paz e se reproduzir", disse o diretor do zoo, Astélio Ferreira de Moura. O animal foi devolvido à natureza, na última quarta- feira.

O felino, um exemplar macho adulto, foi encontrado na rodovia João Baptista Cabral Rennó (SP-225), no final de março, com ferimentos na cabeça e coxa direita, característicos de atropelamento. Resgatado pela equipe ambiental da Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart), o animal foi levado para o zoo de Bauru, debilitado e com quadro de desidratação. Em duas semanas de cuidados, a jaguatirica já estava ativa e pronta para ser reintroduzida em seu ambiente. Foi durante os exames que os veterinários localizaram a bala alojada no corpo. O projétil, do tipo balote usado em arma de caça, foi extraído com sucesso.

O felino é listado como vulnerável no Livro Vermelho do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de 2018, que trata de animais ameaçados de
extinção. (EC)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados