A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 04 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

João Doria diz que SP está 'muito próximo do platô'

O platô é a estabilidade na elevação da curva de novos registros da doença seguida da diminuição de novos casos e mortes de Covid-19

Bruno Hoffmann

01/07/2020 às 10:34

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ato organizado pelo MBL presta solidariedade às pessoas que morreram pelo novo coronavírus no Brasil

Ato organizado pelo MBL presta solidariedade às pessoas que morreram pelo novo coronavírus no Brasil | /Divulgação/MBL

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na manhã desta quarta-feira que o Estado está muito próximo de “atingir o platô” de casos de mortes provocadas pelo novo coronavírus. O platô é a estabilidade na elevação da curva de novos registros da doença seguida da diminuição de novos casos e mortes de Covid-19.

Continua depois da publicidade

“Nós estamos muito próximos do platô, que é aquela faixa superior e muito próximos de chegar a esse momento aqui no estado de São Paulo. Depois, dizem os especialistas, médicos, cientistas, epidemiologistas e infectologistas que esse platô segue em uma linha horizontal e depois, na sequência, é o que nós esperamos, o decréscimo”, afirmou ele durante entrevista à “GloboNews”.

Segundo o governador, o estado de São Paulo registrou 144 mortes a menos na semana epidemiológica. “Isso já é um reflexo da chegada muito próxima desse platô. A recomendação fundamental é para as pessoas que ainda puderem permanecerem em casa, ficarem em suas casas, e as que tiverem que sair usarem máscaras.”

O governo paulista iniciou a flexibilização gradual da quarentena em 1º de junho, antes que houvesse queda sustentada de novas mortes ou casos confirmados da doença.

Continua depois da publicidade

Máscaras

O governador João Doria anunciou na tarde de segunda-feira (29) que haverá multa de R$ 500 a pessoas que forem flagradas sem máscara em espaço público no estado de São Paulo. Já os estabelecimentos comerciais serão multados em R$ 5 mil por pessoa que estiver sem o equipamento de proteção ao novo coronavírus. A medida passa a valer a partir de 1º de julho.

"Se tiverem 20 pessoas, serão 20 multas sucessivas. Não é cabível, diante de uma pandemia, que qualquer estabelecimento, público ou privado, que existam pessoas em proximidade sem estarem conscientes da importância da exigência da máscara", disse o governador, se referindo aos estabelecimentos comerciais do Estado.

Continua depois da publicidade

De acordo com Doria, o estado de São Paulo alcançou um nível de uso de máscara em ambiente público de 93%, e a Capital, de 97%. A intenção do governo paulista é chegar a 100% do uso do equipamento. A fiscalização ficará a cargo dos órgãos de vigilância sanitária estadual e municipais.

O valor integral das multas será revertido ao programa Alimento Solidário.

 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados