Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tribunal confirma irregularidades no contrato com o Indepac e manda devolver os valores cobrados | Nair Bueno/Diário do Litoral
Os editais 1, 2 e 3 de 2024 da Prefeitura de Mongaguá, no litoral de São Paulo, tiveram os recursos negados e as anulações mantidas nesta quinta-feira (20/11).
Continua depois da publicidade
O processo ocorreu devido à falta de licitação para o certame.
A 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou o recurso do Instituto de Cultura, Desenvolvimento Educacional, Promoção Humana e Ação Comunitária (Indepac).
Conforme a decisão, as contratações do instituto foram feitas sem licitações.
Continua depois da publicidade
O Indepac justificou o procedimento com base no dispositivo de dispensa previsto na Lei nº 8.666/93, mas, segundo o Tribunal, os requisitos necessários para essa aplicação não eram atendidos pelo instituto.
O ressarcimento do dinheiro arrecadado foi determinado pela Justiça. Isso ocorre devido ao Tribunal considerar que os candidatos foram prejudicados pelas irregularidades do instituto.
Em 2024, a Gazeta, noticiou sobre o concurso, na época eram oferecidas remunerações que chegavam a R$ 10 mil. As inscrições, que serão ressarcidas, chegavam a R$ 57.
Continua depois da publicidade
Na decisão, foi mencionado que o juiz de primeira instância já havia determinado a devolução dos valores, e que a determinação seria mantida após a negativa do recurso.
A anulação girou em torno do INDEPAC, que foi contratado pela Prefeitura de Mongaguá para organizar os concursos sem licitação.
O argumento utiliza foi o do artigo 24, 13 -dispositivo que permite dispensa para instituições sem fins lucrativos que atuem em pesquisa, ensino ou desenvolvimento institucional.
Continua depois da publicidade
A Justiça manteve a anulação porque entendeu que o INDEPAC não comprovou os requisitos necessários para essa dispensa, incluindo documentação que atestasse sua natureza e a reputação ético-profissional exigida pela lei.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade