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Cotidiano

Linha 22-Marrom deve desafogar Raposo Tavares ao transportar 37 mil pessoas/hora

Nova linha tem previsão para ter 19 estações entre São Paulo, Osasco e Cotia

Monise Souza

09/10/2025 às 09:55  atualizado em 09/10/2025 às 09:58

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Trajeto começrá na estação Sumaré, na zona oeste da capital paulista, e terminará em Cotia

Trajeto começrá na estação Sumaré, na zona oeste da capital paulista, e terminará em Cotia | Divulgação/Metrô de SP

A linha 22-Marrom promete alterar profundamente a mobilidade de São Paulo, principalmente na zona oeste da capital paulista.

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O traçado vai interligar Cotia, Osasco e São Paulo, conectando-se às linhas 9-Esmeralda (Hebraica), 4-Amarela (Faria Lima) e 2-Verde (Sumaré). A nova linha tem previsão para ter 19 estações entre São Paulo, Osasco e Cotia.

Com capacidade prevista para transportar 37 mil passageiros por hora, podendo chegar a 46 mil, a nova linha deve atrair motoristas que hoje enfrentam longos congestionamentos na Raposo Tavares.

O tema foi abordado pelo colunista da Folha de S.Paulo, Mauro Calliari, que defende a priorização do transporte coletivo como eixo central para a melhoria da mobilidade urbana. 

Para ele, ao adaptar a cidade ao metrô e oferecer uma rede integrada de ônibus, seria possível atender melhor os moradores da região e reduzir os impactos ambientais e urbanísticos.

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O Metrô de São Paulo também abriu em junho a licitação para realizar sondagens de solo e mapeamento de redes subterrâneas da futura Linha 22-Marrom, que irá ligar a zona oeste da capital paulista a Cotia.

Menos poluição

Segundo cálculos da análise de Calliari, a migração do carro para o metrô pode reduzir drasticamente as emissões de CO: de 170 gramas para apenas 28 gramas por quilômetro rodado.

Se metade dos usuários trocar o automóvel pelo transporte sobre trilhos, serão evitadas cerca de 700 toneladas de CO por dia.

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Outro marco será a inclusão da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP) no mapa do metrô, facilitando o acesso de milhares de estudantes, professores e funcionários que poderão deixar o carro em casa.

Diferentemente do passado, quando a instituição barrou o projeto da linha 4-Amarela, agora a universidade receberá duas estações, sendo uma na Praça do Relógio e outra no Hospital Universitário.

A mudança deve beneficiar milhares de estudantes, professores e funcionários, que poderão deixar o carro em casa.

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Estações da linha marrom

Segundo estudos do Governo de São Paulo, o trajeto se iniciará na estação Sumaré, na zona oeste da capital paulista, e terminará em Cotia. Nesse percurso passará ainda por Osasco, uma das cidades mais populosas da Grande São Paulo.

O percurso terá 29 quilômetros, caso se concretize. As estações que serviriam Osasco seriam Victor Civita e Santa Maria. Já outras sete estariam em Cotia e 10 na capital paulista.

Veja as estações:

Localização Estações
Capital Paulista Sumaré, Teodoro Sampaio, Faria Lima, Hebraica-Rebouças, Vital Brasil, Universidade de São Paulo, Rio Pequeno, Jardim Esmeralda, Monte Belo e Jardim Boa Vista
Osasco Victor Civita e Santa Maria
Cotia (Linha 22-Marrom) Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque Alexandre, Sabiá, Santo Antônio e Cotia

A linha inicialmente teria terminal em Pinheiros, mas agora termina em Sumaré, com conexão direta à linha 2-Verde.

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