Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Todos os trens terão tecnologia para funcionamento sem condutor | Pablo Jacob/Governo de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participou nesta quinta-feira (10/7) da cerimônia de entrega do primeiro trem que integrará a futura Linha 6-Laranja do Metrô. O evento foi no Pátio Morro Grande, na zona norte da capital paulista.
Continua depois da publicidade
A nova linha terá 22 trens, cada um com seis carros e capacidade para transportar até 2.044 passageiros.
Prevista para 2026, a linha 6 deve atender mais de 630 mil usuários por dia, ligando a Brasilândia, na zona norte, até a estação São Joaquim, no centro da cidade.
Fabricadas em aço inoxidável na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, as composições têm vida útil superior a 40 anos e são mais leves, o que contribui para uma operação mais eficiente e sustentável.
Continua depois da publicidade
Todos os trens terão tecnologia para funcionamento sem condutor, com velocidade máxima de até 90 km/h.
A entrega do primeiro trecho, entre a Brasilândia e a Estação Perdizes, está prevista para o segundo semestre de 2026. Já a segunda etapa, que ligará Perdizes à Estação São Joaquim, deve ficar pronta em 2027. A linha terá conexão com as linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi.
Em construção desde abril de 2015, a Linha 6-Laranja completou 10 anos de obras. Nesse meio tempo, o ramal passou por duas concessionárias e ficou paralisado por quatro anos.
Continua depois da publicidade
Com 15,3 km de extensão, a linha 6-Laranja reduzirá o tempo de deslocamento de cerca de 1h30 para apenas 23 minutos. Por atender diretamente sete universidades, ficou conhecida como a “linha das universidades”.
Confira o progresso das 15 estações.
A escavação dos túneis foi finalizada em fevereiro de 2025. Atualmente, estão em andamento a instalação dos trilhos, sistemas operacionais e a entrega dos trens.
Continua depois da publicidade
O projeto é uma parceria público-privada (PPP) entre o Governo de São Paulo e a concessionária Linha Uni, executado pela empresa Acciona.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade