Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Projeto de expansão deve finalizar a construção dos 3,3 km de trilhos em 2028 | Divulgação/ViaQuatro
A expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra, na Grande SP, recebeu sinal verde para sair do papel com investimento bilionário. O Governo do Estado e a ViaQuatro, responsável pela linha, assinaram um aditivo contratual que garante os recursos.
Continua depois da publicidade
Serão aplicados R$ 4,04 bilhões, além da criação de cerca de 3,7 mil empregos. A obra prevê a construção de 3,3 quilômetros de trilhos, que vão ligar a estação Vila Sônia às futuras estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra.
Também está prevista a instalação de uma subestação de energia, sistemas operacionais e a compra de seis novos trens. O prazo de conclusão é de 48 a 64 meses.
Com a extensão, a expectativa é de que mais de 50 mil novos passageiros utilizem o transporte público sobre trilhos diariamente.
Continua depois da publicidade
A ligação terá integração com terminais de ônibus já existentes, como Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã e Taboão da Serra.
Haverá ainda acessos pela avenida Monsenhor Manfredo Leite e pelo corredor da avenida Professor Francisco Morato.
O acordo inclui a prorrogação por mais 20 anos do contrato de concessão da ViaQuatro, como contrapartida ao investimento. Do total, cerca de R$ 1 bilhão virá da concessionária, enquanto o restante será financiado pelo Estado e por empréstimos do Banco Mundial.
Continua depois da publicidade
Os recursos serão usados em obras civis, subterrâneas, sistemas e trens, seguindo diretrizes internacionais de transparência e anticorrupção. A Artesp ficará responsável por acompanhar cada etapa da expansão.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade