A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 03 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Litoral Norte tem 156 casos e sete mortes suspeitas pelo novo coronavírus

Prefeito de Caraguatatuba decreta calamidade pública e se junta a outros gestores

02/04/2020 às 12:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O prefeito de  Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou na quarta-feira o decreto 1.238 que declara estado de calamidade pública

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou na quarta-feira o decreto 1.238 que declara estado de calamidade pública | /Divulgação/PMC

Os casos suspeitos pelo novo coronavírus (Covid-19) não param de aumentar no Litoral Norte Paulista. Até esta quarta-feira (1º/4) a região contava com 156 pessoas que fizeram o exame, de um total de 182 notificações. A maior preocupação são os casos de óbitos ocorridos nos últimos dias. Foram oito e até o momento e apenas um teve a confirmação pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), referência no Estado.

Continua depois da publicidade

São Sebastião, que já teve um óbito confirmado, aguarda o resultado de mais quatro casos. A Prefeitura não informou idade, sexo ou bairro das vítimas. Além desses, o município tem 23 casos suspeitos, dois positivos e seis negativados.

Mortes também registradas em Caraguatatuba, sendo duas apenas na terça-feira (31/03). Uma das vítimas foi um idoso de 70 anos que estava internado desde o dia 23 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Casa de Saúde Stella Maris. Ele era morador de Caraguatatuba e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica.

O segundo paciente, de 64 anos, faleceu na cidade de São José dos Campos. Também morador de Caraguatatuba, ele era diabético, obeso, ex-fumante e deu entrada no dia 21 de março no Hospital Santos Dumont de Caraguatatuba com suspeita de infarto agudo do miocárdio. Ele foi transferido para o Hospital da Unimed em São José dos Campos, onde passou por cateterismo. Seu quadro evoluiu para insuficiência respiratória grave e faleceu com suspeita do novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

A primeira morte suspeita na cidade foi registrada no dia 30 de março, quando uma idosa de 79 anos, faleceu. O exame foi feito, mas o resultado ainda não saiu. Os parentes que tiveram contato com os pacientes estão em isolamento domiciliar.

Até o momento o município tem 68 casos notificados, dos quais oito foram negativados e 60 aguardam resultado do Instituto Adolfo Lutz (IAL), entre eles, três óbitos.

Diante desse quadro, o prefeito Aguilar Junior, assinou nesta quarta-feira o decreto 1.238 que declara estado de calamidade pública no município para enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus. A medida visa adequar ao que já foi estabelecida pelo Governo do Estado e Governo Federal. Essas mesma medida já havia sido adotada pelos outros municípios do Litoral Norte

Continua depois da publicidade

Com a decretação de estado de calamidade pública, o município pode adotar uma série de medidas de forma a beneficiar o contribuinte que neste período precisa ficar afastado de seus afazeres sem implicar em renúncia de receita. Uma delas, que está em estudo pela equipe econômica da Prefeitura, prevê mudanças no processo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo.

O município de Ubatuba tem 64 casos suspeitos e três já foram descartados, enquanto Ilhabela aguarda o resultado de 12 casos, tendo outros cinco dado resultado negativo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados