A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 15 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Lobo-marinho resgatado no Brasil reaparece a 2 mil km de distância

Identificação foi possível graças a uma marca de despigmentação aplicada durante tratamento no Brasil

Monise Souza

15/08/2025 às 14:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Lobo-marinho-sul-americano, resgatado debilitado em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo

Lobo-marinho-sul-americano, resgatado debilitado em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo | Divulgação/Instituto Agronauta

Um lobo-marinho-sul-americano, resgatado debilitado em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, em maio de 2024, foi reencontrado em perfeito estado de saúde em janeiro deste ano, durante o monitoramento populacional da espécie na Isla de Lobos, no Uruguai.

Continua depois da publicidade

A identificação no Uruguai foi possível graças a uma marca de despigmentação aplicada durante o tratamento no Brasil. A informação foi divulgada pelo Instituto Argonauta apenas em agosto.

O registro do reavistamento foi comunicado pela Dirección Nacional de Recursos Acuáticos (DINARA), do país, e documentado pela pesquisadora Analía Bombau.

Recentemente o instituto resgatou uma baleia-jubarte pela segunda vez após se enroscar em uma rede de pesca próxima à Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Reabilitação

O animal foi reabilitado no Centro de Reabilitação e Despetrolização do Instituto Argonauta, em Ubatuba, também no litoral norte paulista, com atendimento de biólogos, veterinários e oceanógrafos.

O atendimento fez parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), exigido pelo licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras e coordenado pelo Ibama.

Segundo o Instituto Argonauta, o reencontro comprova o sucesso da reabilitação e reforça o compromisso com a conservação marinha, além de fornecer dados importantes sobre a biologia e os deslocamentos da espécie.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados