Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Maio Amarelo é uma campanha para reduzir os acidentes no trânsito | Reprodução/TVGlobo
O Governo do Estado, por meio do Detran-SP, promoverá nesta quinta-feira (15/5) uma campanha educativa do Maio Amarelo 2025, uma ação que pretende reduzir os acidentes no trânsito.
Continua depois da publicidade
Com o mote “O importante é chegar. Respeite os limites de velocidade. Se não por você, por quem você ama”, a ação mostra situações em que alguém espera por um familiar que jamais vai voltar, porque acelerou rumo à morte, que poderia ter sido evitada.
A campanha será veiculada na TV, internet, rádio, painéis, escolas e estações de metrô para conscientizar o máximo de pessoas sobre a importância de respeitar os limites de velocidade e as normas de trânsito.
Segundo a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, entidade parceira do Detran-SP no trabalho contínuo pela segurança viária, a velocidade máxima que o corpo humano conseguiria absorver, em um impacto, é de 30 km/h.
Continua depois da publicidade
Um veículo acima desse limite já é capaz de causar sérios danos a quem encontrar pelo caminho. Além disso, se está acima de 40 km/h, um carro ou moto dificilmente conseguirá frear a tempo de evitar uma colisão.
Ao chocar-se com um veículo a 60 km/h, um ser humano tem apenas 2% de chances de sobreviver.
“Salvar vidas é nosso desafio diário, e o Maio Amarelo é a oportunidade de tornar nosso trabalho mais evidente para, assim, conscientizar o maior número de pessoas. Todos somos parte do sistema de trânsito, e todos devemos zelar por sua segurança, salvando vidas, inclusive as nossas”, diz Roberta Mantovani, diretora de Segurança Viária do Detran-SP, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
Continua depois da publicidade
O estado de São Paulo registrou cerca de 15 mortes por dia no trânsito, entre janeiro e fevereiro deste ano. Durante os dois meses, foram 900 óbitos, segundo dados do Infosiga, sistema do Detran-SP.
Com isso, confira as vias mais perigosas no trânsito em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade