Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Maior peixe do mundo voltou a surgir várias vezes no litoral norte de São Paulo | Rafael Mesquita/Reprodução
Um fotógrafo de natureza conseguiu flagrar pela primeira vez, com a ajuda de um drone, um tubarão-baleia no mar entre Ilhabela e São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, no ano passado. Desde então, o maior peixe do mundo voltou a surgir várias vezes na região.
Continua depois da publicidade
Não há números oficiais, mas o animal, que pode chegar a 20 metros de comprimento, tem se tornado presença constante. Somente na última segunda-feira (30/6), ao menos 11 foram flagrados entre as regiões da Ponta Grossa e da Cabeçuda, em Ilhabela.
Em março, a Gazeta revelou que um casal de biólogos também topou com o bicho gigante nas águas de Ilhabela.
“Já tinha ouvido falar de tubarões-baleia vistos por pescadores, mas para mim era algo inédito”, disse Rafael Mesquita, fotógrafo que flagrou o peixe no ano passado, em entrevista à Folha de S. Paulo.
Continua depois da publicidade
Já o mergulhador e capitão de embarcações Guilherme Kodja disse avistar tubarões-baleia entre Santa Catarina e Rio de Janeiro desde 2012. A partir de 2020, o crescimento no avistamento começou a ganhar corpo.
Ambos fazem parte do Mantas de Ilhabela, projeto criado em 2018 para registrar e estudar raias gigantes.
Segundo estudiosos, a temporada de passagem desses dois peixes vai de abril a agosto. Agora, os pesquisadores tentam entender por que o número desses tubarões tem crescido na região.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade