Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ponte Salvador-Itaparica terá 12,4 quilômetros de extensão sobre o mar | Divulgação
A construção da Ponte Salvador-Itaparica, maior ponte da América Latina com 12,4 quilômetros de extensão, está prevista para começar em junho de 2026, marcando uma das maiores obras de infraestrutura da história do Brasil.
Continua depois da publicidade
Com investimento estimado em R$ 11 bilhões, a ponte também deve ser uma das mais longas do mundo. Além da dimensão do projeto, a ponte chama a atenção pela participação internacional.
A construção ficará a cargo das empresas chinesas China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC), duas das maiores empresas de infraestrutura do mundo.
O projeto será dividido em três trechos e incluirá um estaiado de 900 metros, com 85 metros de altura, permitindo a passagem de grandes navios.
Continua depois da publicidade
As gigantes chinesas venceram o leilão em dezembro de 2019 e assinaram contrato com o governo da Bahia em 2020.
O consórcio responsável pela construção confirmou que as obras terão início em junho de 2026, após a finalização do projeto executivo e da plataforma provisória prevista para o ano anterior.
Em São Paulo, está em construção Túnel Imerso Santos-Guarujá, o primeiro do tipo no Brasil. O empreendimento promete reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios: de até 1 hora por estrada ou 18 minutos de balsa para apenas 5 minutos.
Continua depois da publicidade
Com extensão total de 12,4 quilômetros, a ponte superará todas as existentes no continente. Confira a divisão dos três trechos:
A dimensão da construção coloca a estrutura entre as maiores do planeta. A ponte terá comprimento semelhante ao da Vasco da Gama, em Portugal (12,3 km), e ficará atrás apenas de construções como a Incheon, na Coreia do Sul (21,3 km).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade