Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez, o complexo portuário superou a marca de 17 milhões de toneladas | Divulgação/APS
O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, registrou, no mês de julho, a maior movimentação mensal de cargas de sua história. Pela primeira vez, o complexo portuário superou a marca de 17 milhões de toneladas, segundo dados preliminares da Autoridade Portuária de Santos (APS).
Continua depois da publicidade
O resultado foi impulsionado pela alta nas exportações, motivada pelo anúncio dos Estados Unidos sobre a aplicação de tarifas de 50% a produtos brasileiros. A medida levou empresas a antecipar os embarques, aumentando o fluxo de navios com destino à Europa e aos EUA com cargas agrícolas e industriais.
“O crescimento no volume de cargas demonstra que a infraestrutura dos portos brasileiros é capaz de suportar esses aumentos pontuais. Estamos trabalhando para ampliar a capacidade e eficiência operacional com os leilões previstos ainda para este ano, como o do canal de acesso ao Porto de Santos e do novo terminal de contêineres”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Entre os principais destaques de julho, estão:
Continua depois da publicidade
Mesmo com as condições climáticas adversas no início do mês, o porto manteve as operações em ritmo normal, sem prejuízos logísticos.
A APS ressalta que o levantamento final ainda depende de dados de mais de 50 terminais, mas o acompanhamento já confirma o recorde.
“Este dado confirma o que já havíamos afirmado: houve um aumento expressivo nos embarques. É um ‘recorde dos recordes’ que reforça o papel estratégico de Santos em momentos decisivos da economia”, afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade