Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, é a maior manifestação católica do Brasil | Marcelo Souza/Ag. Pará
Belém, no Pará, recebe nesta terça-feira (7/10) a abertura de um dos eventos religiosos mais importantes do País. A 233ª edição do Círio de Nazaré, considerada a maior manifestação católica do Brasil, marca o início da programação oficial da festividade.
Continua depois da publicidade
O Círio de Nazaré é uma grandiosa manifestação de fé e devoção dedicada à Nossa Senhora de Nazaré. Este evento histórico ocorre há mais de 200 anos na capital paraense.
A programação deste ano começa com uma missa às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Júlio Akamine.
Ao fim da celebração, por volta das 19h, a Diretoria da Festa, o clero, convidados e representantes do governo do estado e da prefeitura participam da iluminação da fachada da Basílica. O ato marca oficialmente o início da Festividade Nazarena de 2025.
Continua depois da publicidade
Após a cerimônia, terá início o “Bendito Encontro”, espetáculo que reúne exclusivamente artistas do segmento católico em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
O evento também promove solidariedade, com arrecadação de alimentos e materiais de limpeza para o Hospital Ophir Loyola, em apoio ao Outubro Rosa.
Na Casa de Plácido, ocorre a premiação do Concurso de Redação do Círio. A programação vai até o segundo domingo de outubro e reúne milhares de devotos em celebração à fé e à cultura paraense.
Continua depois da publicidade
Mais de 1,5 milhão de fiéis acompanharam a procissão da trasladação do Círio em Belém no ano passado. O dado foi divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu, no dia 12 de outubro, 3,7 quilômetros entre o Colégio Gentil e a Catedral Metropolitana, durante mais de cinco horas, entre 17h40 e 23h10, na romaria conhecida também como Procissão das Luzes.
Além dos romeiros e fiéis que acompanharam a berlinda com a imagem nas ruas, muitos moradores organizaram camarotes nas entradas dos prédios para ficarem mais próximos da santa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade