Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O senador Major Olimpio (PSL), 58 anos, morreu no meio da tarde desta quinta-feira (18) | /Daniel Villaça/Gazeta de S.Paulo
O senador Major Olimpio (PSL-SP) morreu na tarde desta quinta-feira (18). O político estava internado desde 2 de março no Hospital São Camilo de São Paulo. A informação foi confirmada pela conta oficial do senador no Twitter.
Continua depois da publicidade
Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olimpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados.
— Major Olimpio (@majorolimpio) March 18, 2021
Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil.
Diagnosticado com o vírus no dia 2 de março, o líder do PSL no Senado foi intubado duas vezes, uma no dia 6 de março, da qual se recuperou, e a segunda no dia 10.
Continua depois da publicidade
Em uma de suas últimas entrevistas, publicada pela Gazeta em 26 de fevereiro, Olimpio mostrou o desejo de concorrer ao Governo de São Paulo em 2022.
"Eu queria abandonar a política eleitoral e a disputa de urnas, mas muitos segmentos, principalmente o meu original, que é a e a área de segurança pública, têm sido arrebentado nos últimos 28 anos dos governos do PSDB em São Paulo. E estão me estimulando, para não dizer me escalando, para disputar o governo do Estado no ano que vem", disse à Gazeta, jornal no qual também era colunista.
Trajetória
Continua depois da publicidade
Major Olimpio nasceu em Presidente Venceslau, no interior paulista, e exerceu a função de policial militar por 29 anos. Ele se elegeu a um cargo público pela primeira vez em 2006, como deputado estadual pelo Partido Verde de São Paulo. Mais tarde, também exerceu o cargo de deputado federal. Ele permaneceu na legenda até 2010, quando se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Depois, mudou para o PSL.
Ele sempre defendeu a classe da Polícia Militar, e se marcou por fazer oposição a governador tucanos de São Paulo, como Mário Covas, Geraldo Alckmin e, mais recentemente, João Doria. O político foi eleito senador em 2018, após superar Eduardo Suplicy (PT).
Pelas redes sociais, lideranças políticas, entre companheiros e adversários, demonstraram pesar pela morte do senador. Veja:
Continua depois da publicidade
Minha solidariedade à família e amigos do Senador Major Olímpio. Infelizmente mais uma vítima da Covid-19.
— João Doria (@jdoriajr) March 18, 2021
Aos familiares, amigos e eleitores do Major Olímpio, meu adversário nas eleições de 2018, falecido hoje em decorrência da covid, expresso meus sentimentos e todo respeito. pic.twitter.com/BnVO2zbQ5C
Continua depois da publicidade
Em que pese termos diversas discordâncias, não torço pela morte de ninguém. Que Deus conforte a família e amigos do Senador Major Olímpio neste difícil momento.
— Eduardo Bolsonaro???????? (@BolsonaroSP) March 18, 2021
Continua depois da publicidade
É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do senador Major Olímpio na tarde desta quinta-feira. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) March 18, 2021
Minha solidariedade a família do Major Olimpio, combativo Senador e honrado policial militar em São Paulo. Que possamos nos unir para combater essa terrível pandemia que ceifou mais de 280 mil vidas no Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade