A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 13 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Mansão do crime Richthofen está tomada por mato e vira 'ponto turístico'

Local onde os empresários Manfred e Marísia von Richthofen foram assassinados em 2002, permanece vazio

Monise Souza

12/12/2025 às 23:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Casa fica localizada em um dos bairros mais valorizados da capital paulista

Casa fica localizada em um dos bairros mais valorizados da capital paulista | Reprodução/X

A mansão onde os empresários Manfred e Marísia von Richthofen foram assassinados em 2002, no Campo Belo, zona sul de São Paulo, permanece vazia mais de duas décadas após o crime.

Continua depois da publicidade

Localizado em um dos bairros mais valorizados da capital paulista, o imóvel reformado externamente segue desocupado e, nos últimos anos, transformou-se em um ponto de visitação para fãs de true crime.

Diariamente, carros param diante da residência na rua Zacarias de Góis, onde grupos descem para fazer fotos, selfies e vídeos.

A movimentação virou parte da rotina do endereço e foi impulsionada pelo interesse renovado no caso, que teve a história mostrada em uma nova série.

Continua depois da publicidade

O aumento do fluxo de curiosos preocupa moradores, que relatam sensação de insegurança e temem que o estado de abandono facilite invasões.

O tema já chegou às reuniões da Associação de Moradores do Campo Belo. Relatos dão conta de que a casa tem sido alvo de saques ao longo dos anos, o que reforça a necessidade de medidas preventivas.

Casa do crime

A construção, que possui cerca de 500 metros quadrados em um terreno de 1.000 metros quadrado, está hoje deteriorada.

Continua depois da publicidade

Maçanetas, acabamentos e a caixa de correio foram arrancados, a fachada perdeu o brilho e o matagal avança por corredores e áreas internas.

O histórico da família também alimenta o receio dos vizinhos. Após herdar o patrimônio dos pais, Andreas von Richthofen deixou imóveis fechados por longos períodos.

Algumas dessas propriedades chegaram a ser invadidas, e uma delas, no próprio Campo Belo, foi alvo de pedido de usucapião por ocupantes.

Continua depois da publicidade

O atual proprietário da mansão, afirmou a Globo ter comprado o imóvel sem saber que ele havia sido cenário de um crime de grande repercussão.

Preferindo não se identificar, disse que o adquiriu como investimento, sem planos de venda ou ocupação a curto prazo, e que mantém os impostos em dia. Mesmo assim, reconhece o incômodo causado pela visitação constante.

Nas redes sociais, o endereço se consolidou como uma “atração macabra”. Vídeos publicados em plataformas como TikTok, Instagram e X mostram jovens descrevendo a “emoção” de visitar o local onde “Suzane mandou matar os pais”.

Continua depois da publicidade

Outros relatam “energia pesada” ao se aproximar do portão.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados