Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A publicação explica a riqueza nutricional do pescado | Rachel Claire/Pexels
O Núcleo de Pesquisas Pescado para Saúde (NPPS) acaba de lançar o livro “Pescado para promoção da saúde nos diferentes ciclos e estilos de vida: manual prático sobre consumo de pescado”. A obra pode ser baixada gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP (Universidade de São Paulo).
Continua depois da publicidade
A publicação explica a riqueza nutricional do pescado, termo que engloba uma variedade de organismos aquáticos, como peixes, camarões, siris, caranguejos, ostras, mexilhões, polvos, lulas, jacarés, rãs, ouriços, pepinos-do-mar e algas.
A obra foi produzida pelo NPPS, um consórcio de instituições de pesquisa e ensino coordenado pelo Instituto Oceanográfico (IO) da USP, em cooperação com o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
De forma clara, a publicação esclarece dúvidas frequentes sobre o consumo de pescado, apresenta receitas e sugestões para incluir esses alimentos na alimentação cotidiana e oferece recomendações específicas para diferentes perfis, como crianças, adolescentes, adultos, gestantes, atletas e praticantes de exercício físico, idosos e pessoas que seguem dietas vegetarianas.
Continua depois da publicidade
Cada seção do livro foca nos efeitos do consumo de pescado em um ciclo de vida específico, como gestação e lactação, infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento.
Além de abordar os efeitos positivos na saúde cardiovascular, no desenvolvimento neurocognitivo e na prevenção de deficiências nutricionais, o livro discute temas como segurança alimentar, contaminação, preparo adequado e formas de inserção do pescado no dia a dia.
Essa é uma das três publicações inéditas do projeto Pescado para Saúde, que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e que tem como objetivo promover o consumo de pescado em diferentes fases da vida
Continua depois da publicidade
Além do livro, foi elaborada uma cartilha-resumo, "Orientações para uma alimentação saudável e sustentável com inclusão de pescado", com o objetivo de ampliar o alcance das informações científicas e facilitar sua aplicação no dia a dia.
O projeto também lançou o gibi Turminha do Peixoto, uma publicação lúdica criada para promover a educação alimentar infantil. Com linguagem leve, personagens carismáticos e ilustrações coloridas, o gibi apresenta um grupo de animais falantes que descobrem, juntos, os benefícios do pescado para a saúde humana, como mais energia, concentração e crescimento saudável.
A história termina em uma grande confraternização, com receitas e pratos à base de peixes e frutos do mar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade