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Cotidiano

Marca de chocolate alvo de polêmica é a maior franquia do Brasil

Grupo de franqueados fez série de acusações contra a Cacau Show; entenda

Bruno Hoffmann

06/06/2025 às 11:23  atualizado em 06/06/2025 às 11:24

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O CEO da rede, Alê Costa, nega todas as acusações

O CEO da rede, Alê Costa, nega todas as acusações | Divulgação/Cacau Show

A Cacau Show, que está no foco de uma polêmica nesta semana, é a maior rede de franquias do Brasil em número de unidades. Atualmente, possui 4,6 mil lojas, conforme o ranking anual divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

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O CEO da rede, Alê Costa, nega todas as acusações.

Nos últimos tempos, um grupo de franqueados fez uma série de acusações contra a empresa, como:

  • cobranças extracontratuais, como a chamada “taxa do cacau”, feira supostamente para compensar a alta da matéria-prima;
  • retirada de crédito e de parcelamento para a compra de novos produtos;
  • obrigatoriedade de adesão a programas de fidelidade;
  • imposição de aquisição de mercadorias não solicitadas ou próximas ao vencimento.

Todos os casos foram parar na Justiça. Até agora, somente um, sobre remoção de crédito e parcelamento, foi julgado a favor do franqueado. Cabe recurso.

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Uma associação de franqueados insatisfeitos foi constituída em 2024 para tentar equilibrar forças com a empresa. O grupo tem alegado, por exemplo, dificuldades para repassar unidades, por se negarem a pagar valores que consideram “abusivos”.

Cacau Show se defende

 A marca afirma que as queixas são inverídicas. As queixas de franqueados foram publicadas inicialmente pelo portal Metrópoles.

Em nota, a Cacau Show afirmou que todas as taxas cobradas de franqueados são previstas em contrato. A empresa diz que adota “um modelo transparente de cobrança” e que segue o “padrão do mercado de franquias brasileiro”.

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Outras denúncias

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu denúncias de funcionários da Cacau Show que relataram a prática de rituais místicos no ambiente corporativo, além de casos de assédio, gordofobia e homofobia como parte da rotina da empresa.

Conforme os relatos, o CEO da companhia exigia a participação dos empregados nos rituais, sob pena de sofrerem perseguição profissional. 

Procurada, a Cacau Show afirmou que “não reconhece as alegações apresentadas” e disse tem “compromisso com os valores de confiança, respeito e conexão”.

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