A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 29 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Massa de ar polar derruba temperaturas e aciona abrigo emergencial em SP

Como parte das ações emergenciais, será instalado um abrigo provisório na estação Pedro II do Metrô

Monise Souza

28/07/2025 às 18:30  atualizado em 29/07/2025 às 12:27

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Estrutura oferecerá acolhimento com colchões, cobertores, alimentação e espaço pet-friendly

Estrutura oferecerá acolhimento com colchões, cobertores, alimentação e espaço pet-friendly | Divulgação/Governo de SP

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a chegada de uma massa de ar polar que deve provocar forte queda nas temperaturas entre esta terça-feira (29/7) e sexta-feira (1º/8).

Continua depois da publicidade

A previsão indica frio intenso em diversas regiões, com mínimas que podem chegar a 2°C, o que representa risco à saúde, especialmente para pessoas em situação de rua, idosos, crianças e portadores de doenças crônicas.

Como parte das ações emergenciais, será instalado um abrigo provisório na estação Pedro II do Metrô, com funcionamento das 19h às 8h, entre os dias de baixas temperaturas.

A estrutura, montada em parceria entre a Defesa Civil, o Metrô, a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Fundo Social de São Paulo e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, oferecerá acolhimento com colchões, cobertores, alimentação e espaço pet-friendly.

Continua depois da publicidade

Temperaturas previstas

O fenômeno gerou instabilidades atmosféricas, com rajadas que já ultrapassaram os 100 km/h em algumas regiões. A forte ventania também causou diversos estragos nas cidades.

Segundo os dados mais recentes, os ventos mais intensos foram registrados em Itapeva (104 km/h), Iguape (93 km/h), Cerqueira César (92,9 km/h) e no litoral norte (85 km/h). Um vídeo que mostra mesas de plástico sendo arrastadas pelo vento até o mar foi feito na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba.

  • Serra da Mantiqueira: 2°C (com chance de geada);
  • Vale do Ribeira e Itapeva: 4°C (com chance de geada);
  • Vale do Paraíba e São José dos Campos: 6°C;
  • Grande São Paulo, Sorocaba, Campinas, Bauru, Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Marília: 7°C;
  • São José do Rio Preto e Araçatuba: 8°C;
  • Litoral Norte: 11°C;
  • Baixada Santista: 12°C.

Previsão e recomendações

O tempo deve seguir estável, com temperaturas em queda e sensação de frio ameno. As rajadas mais fortes devem atingir a faixa leste do Estado, incluindo Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, capital, região metropolitana, Vale do Paraíba e todo o litoral.

Continua depois da publicidade

Além do risco de quedas de árvores, destelhamentos e danos estruturais, há também previsão de ressaca no litoral, com ondas de até três metros. A Defesa Civil orienta embarcações de pequeno porte, pescadores e frequentadores das praias a evitarem o mar.

Entre as recomendações, estão:

  • Evitar abrigar-se sob tendas ou estruturas metálicas frágeis;
  • Reforçar portas, janelas e telhados;
  • Retirar objetos soltos de áreas externas;
  • Não estacionar veículos próximos a árvores ou postes;
  • Manter distância de cabos de energia caídos.

A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e reforça a importância de acompanhar os alertas via SMS. Para receber os avisos, basta enviar o número do CEP por mensagem de texto para 40199. Em casos de emergência, o contato com a Defesa Civil deve ser feito pelo número 199.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados