Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Obras também promovem maior flexibilidade na operação das Usinas Hidrelétricas de Três Irmãos | Divulgação/Governo de SP
A Nova Avanhandava, trecho paulista da Hidrovia Tietê-Paraná, recebeu um investimento de R$ 147,7 milhões da Eletrobras para remover mais de 500 mil m³ de rocha e ampliar o canal de navegação.
Continua depois da publicidade
O objetivo do projeto é movimentar até 2026 sete milhões de toneladas de produtos do agronegócio por ano, segundo informações do Governo do Estado.
As intervenções em andamento no canal de navegação de Nova Avanhandava envolvem o desmonte técnico de rochas submersas e a ampliação da calha de navegação, com profundidade final de 3,5 metros e largura de 60 metros, ao longo de 16 quilômetros de extensão.
A estimativa é de remoção de 553 mil metros cúbicos de rochas, volume equivalente a cerca de 220 piscinas olímpicas. A iniciativa também conta com apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Continua depois da publicidade
As obras também promovem maior flexibilidade na operação das Usinas Hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira, eliminando conflitos operacionais entre a geração de energia e a navegação fluvial.
A intervenção gera aproximadamente 1,4 mil empregos e beneficia, de forma expressiva, os municípios de Buritama, Brejo Alegre e Birigui, além de assegurar navegabilidade contínua, mesmo durante estiagens prolongadas.
A Ponte Engenheiro Gilberto Paim Pamplona, a maior do estado de São Paulo, está em obras para ser duplicada até 2026.
Continua depois da publicidade
A rodovia SP-333 terá duas novas faixas. Para a construção foram utilizadas 4 mil toneladas de aço e 5 mil caminhões de concreto. O investimento total será de R$ 353,9 milhões.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade