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Linha 19-Celeste atenderá cerca de 630 mil passageiros por dia | Divulgação/Metrô e CPTM
O Metrô de São Paulo abriu nesta segunda-feira (22) o primeiro lote da licitação das obras civis da futura Linha 19-Celeste, que vai ligar os centros de São Paulo e Guarulhos, na Grande São Paulo.
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Nesta etapa da licitação, foram abertas as propostas comerciais dos consórcios interessados na execução do projeto. Com a abertura dos envelopes, o Metrô avaliará as propostas técnicas e financeiras, que determinarão os vencedores.
Depois disso, os consórcios selecionados deverão ser homologados para, em seguida, serem assinados os contratos que darão início às obras. O ramal ligará as duas principais cidades do estado, conectando o centro de São Paulo ao centro de Guarulhos.
A expectativa é que a linha transporte até 620 mil passageiros por dia, podendo reduzir em até uma hora o tempo de deslocamento entre os municípios.
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O prazo de conclusão da obra é de 75 meses, contados a partir do início da construção.
A Linha 19-Celeste será um eixo estruturante entre as duas principais cidades do estado e ajudará a aliviar a sobrecarga do sistema de ônibus intermunicipais, especialmente nos trajetos entre Guarulhos e São Paulo, hoje entre os mais sobrecarregados da região metropolitana.
No total, serão construídos 17,6 km de trilhos, 15 estações, um pátio de manutenção e 18 estruturas do tipo VSE (poços de ventilação e saídas de emergência).
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Segundo o Governo do Estado, a licitação selecionará três consórcios, cada um responsável por um lote. Confira:
Primeiro lote: cinco estações e seis VSEs, entre Bosque Maia e Itapegica.
Segundo lote: cinco estações e seis VSEs, entre Jardim Julieta e Vila Maria, além do Pátio Vila Medeiros.
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Terceiro lote: cinco estações e seis VSEs, de Catumbi a Anhangabaú.
A construção envolverá mais de 5,7 milhões de metros cúbicos de escavação, 1,37 milhão de metros cúbicos de concreto, 187 mil toneladas de aço e 610 mil metros cúbicos de calda de cimento.
Serão utilizados métodos como três tuneladoras (tatuzões), NATM (método austríaco de escavação) e valas a céu aberto. Os trechos mais profundos e desafiadores incluem as estações Cerealista, São Bento e Anhangabaú, localizadas em áreas com solo arenoso e lençol freático elevado.
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