Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Projeto prevê a construção de duas novas estações, Chácara do Jockey e Taboão da Serra, além de túneis, vias permanentes, subestações e sistemas operacionais | Divulgação
As obras de extensão da Linha 4-Amarela do Metrô até Taboão da Serra, na Grande São Paulo, deram um passo importante. A concessionária ViaQuatro, responsável pela operação da linha, assinou contrato com o Consórcio Expresso Linha 4 para viabilizar o início dos trabalhos.
Continua depois da publicidade
A extensão será de 3,3 quilômetros de ramal, que ligará a Estação Vila Sônia até o novo trecho em Taboão da Serra. As escavações devem começar no próximo mês, novembro. A cidade será a primeira fora da capital paulista a ter uma estação do sistema.
Formado pelas empresas EGTC Infra e Teixeira Duarte Engenharia, o consórcio venceu a concorrência pública com proposta de R$ 3,27 bilhões, superando outros dois grupos participantes.
O projeto prevê a construção de duas novas estações, Chácara do Jockey e Taboão da Serra, além de túneis, vias permanentes, subestações e sistemas operacionais. O prazo de execução é de até 64 meses, o que projeta a conclusão das obras até o início de 2031.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o projeto, a escavação será feita pelo método NATM (New Austrian Tunneling Method), que avança em etapas e garante maior eficiência e segurança.
Para garantir a fluidez na operação após a ampliação, a frota será reforçada com seis novos trens fabricados pela CRRC. Essa medida é importante para manter o intervalo médio de apenas dois minutos entre as composições.
A estação do Metrô em Taboão da Serra promete transformar a mobilidade urbana e otimizar o tempo de percurso até a região central da capital paulista.
Continua depois da publicidade
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitou o município no dia 7 de abril e, por volta das 13h, deu largada às obras de extensão da Linha 4-Amarela do Metrô.
A extensão foi anunciada em 2000 e será um marco para o transporte metropolitano.
Atualmente, a Linha 4-Amarela tem 12,8 km de extensão, com 11 estações, conectando a região da Luz, no centro de São Paulo, ao bairro de Vila Sônia, na zona oeste. O contrato de extensão foi assinado em junho de 2024.
Continua depois da publicidade
A estimativa do governo estadual é de que a nova estação seja uma das principais opções de transporte para mais de 1,1 milhão de moradores da região. Aproximadamente três mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras.
As novas estações serão totalmente acessíveis, com elevadores, escadas rolantes, banheiros adaptados e rota tátil.
O trajeto entre a Estação da Luz e Taboão da Serra passará a ser feito em aproximadamente 26 minutos. A expectativa é de que 110 mil passageiros sejam atendidos diariamente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade