Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tatuzão alcançou último destino antes da estação Vila Prudente | Divulgação/Governo de SP
O Governo de São Paulo anunciou que a tuneladora, equipamento também conhecido como tatuzão, concluiu nesta sexta-feira (30/5) a escavação da primeira fase de ampliação da Linha 2-Verde ao alcançar o último destino antes da estação Vila Prudente, na zona leste da Capital.
Continua depois da publicidade
Com a chegada a este poço, o tatuzão concluiu o trajeto de 4,5 quilômetros de extensão, com 3,7 quilômetros de túneis construídos das futuras estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa e o Complexo Rapadura, além dos poços intermediários.
O equipamento iniciou essa última etapa na estação Orfanato em 24 de abril.
Desde o início da escavação no canteiro em novembro de 2023 no Complexo Rapadura, a tuneladora conectou quatro estações e cinco poços de ventilação.
Continua depois da publicidade
Agora, a máquina será desmontada em até 180 dias e levada para o canteiro de obras da estação Penha, onde vai iniciar a segunda fase, escavando os túneis até o Complexo Rapadura.
Durante o processo de desmontagem, as peças serão removidas, içadas para a área da superfície e transportadas em carretas para o próximo destino.
A obra de expansão da Linha 2-Verde foi estruturada em duas fases principais. A primeira, entre Vila Prudente e Vila Formosa, contará com quatro novas estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) e tem a previsão de abertura em 2027.
Continua depois da publicidade
Já a segunda vai da Vila Formosa até a Penha, com as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, com previsão de abertura em 2028.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade