Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
De acordo com o projeto inicial, o ramal vai ligar a Estação Celso Daniel ao bairro Lapa | Divulgação/Governo de SP
O Metrô já deu início ao processo de cadastramento de imóveis para desapropriações que serão usados na Linha 20-Rosa, que ligará São Paulo ao ABC Paulista.
Continua depois da publicidade
Segundo o portal Metrô CPTM, uma equipe a serviço da companhia foi vista na zona sul da capital paulista dias atrás preparando informações sobre os terrenos que receberão as estações, pátio e poços de ventilação e saída de emergência.
O Governo de São Paulo publicou um decreto em março passado tornando várias áreas na cidade como as de utilidade pública para implantar o ramal metroviário.
Ainda segundo o portal Metrô CPTM, a decisão estabeleceu 43 áreas como de utilidade pública para as obras da nova linha metroviária.
Continua depois da publicidade
Por ora, as áreas em processo de desapropriação se encontram entre o Pátio Santa Marina e a futura Estação Abraão de Morais, dentro do município de São Paulo.
Em junho, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) voltou a afirmar que as obras vão começar pelo ABC. A fala ocorreu um dia após a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) convocar o Metrô e governo a comparecer ao parlamento para dar esclarecimentos sobre o andamento do projeto.
De acordo com o projeto inicial, o ramal vai ligar a Estação Celso Daniel, em Santo André, ao bairro Lapa, na Capital, passando por São Bernardo.
Continua depois da publicidade
A proposta da Linha 20-Rosa prevê 31,1 quilômetros e 24 estações. O Metrô já concluiu o anteprojeto de engenharia e está finalizando a contratação do Projeto Básico.
A previsão é que a entrega seja feita em etapas, dividindo os trechos entre a Lapa e Saúde, na zona sul, e entre Saúde e Santo André, no ABC. Ainda não há data oficial para o início das obras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade