Entre em nosso grupo
2
A Administração local assinou um convênio com o governo estadual que autoriza as obras da primeira estação do Metrô na região metropolitana de SP; a expectativa é que a estação entre em operação em 2029
Continua depois da publicidade
 
								O evento realizado na nova sede da Prefeitura de Taboão da Serra, no Parque Assunção, contou com a presença de diversas autoridades locais e estaduais | Ian Freitas/Divulgação PMTS
Na manhã desta segunda-feira (3) a Prefeitura de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, deu mais um passo importante para a futura estação do Metrô na cidade. A Administração local assinou um convênio com o governo estadual que autoriza as obras da primeira estação do Metrô na região metropolitana de SP. A expectativa é que a estação entre em operação em 2029.
Continua depois da publicidade
O evento realizado na nova sede da Prefeitura de Taboão da Serra, no Parque Assunção, contou com a presença do secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, do diretor de operações da CCR Mobilidade, Francisco Pierrini, do deputado estadual Eduardo Nóbrega, o prefeito de Itapecerica da Serra, Francisco Nakano, vereadores e outras lideranças.
“Muitas pessoas serão beneficiadas com essa obra do Metrô. Há mais de 25 anos ouvimos a história da vindo do Metrô para Taboão da Serra, e agora esse sonho começou a se tornar realidade. Usamos o nosso mandato para servir as pessoas”, disse em discurso o prefeito de Taboão da Serra, Aprígio (Podemos).
 Prefeito Aprígio (Podemos) celebrou a assinatura do convênio para o início das obras da estação do Metrô em Taboão da Serra, na Grande São Paulo
Prefeito Aprígio (Podemos) celebrou a assinatura do convênio para o início das obras da estação do Metrô em Taboão da Serra, na Grande São Paulo O chefe do executivo complementou dizendo que uma parte do terreno da nova sede da prefeitura será doada para a instalação do Metrô. “O convênio que assinamos também determina a doação de cerca de 5 mil metros desta área para a instalação do Metrô. É um dia muito especial para a cidade de Taboão da Serra”, complementou e comemorou.
Continua depois da publicidade
A estação do Metrô de Taboão da Serra pertencerá a Linha 4-Amarela. O projeto de expansão vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a concessionária CCR que administra a linha. Antes de Taboão da Serra, haverá a estação Chácara do Jockey, ainda na capital paulista. O investimento previsto é de mais de R$ 3 bilhões.
Francisco Pierrini, diretor de Operações da CCR Mobilidade, empresa responsável pela ViaQuatro, informou que a fase de obras já está em tratativas.
“A CCR está na jornada de trazer o Metrô aqui para Taboão da Serra através da ViaQuatro. Serão duas novas estações, Chácara Joquey e Taboão da Serra. São 3,4 quilômetros com o objetivo de atender mais de 80 mil passageiros/dia no sistema da ViaQuatro. Nesse primeiro momento a gente avança com o projeto executivo que deve ficar pronto ainda neste ano. A fase de obras está em tratativas também com o Governo do Estado. E já demos entrada na Cetesb com a solicitação da licença prévia e licença de instalação. Tudo isso para a gente poder avançar com projeto e obra”, disse Pierrini.
Continua depois da publicidade
A estação de Taboão da Serra irá funcionar na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da rodovia Régis Bittencourt, ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (Niasi). O terreno de 30 mil m² irá abrigar ainda um terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além um bicicletário, áreas comerciais, salas técnicas e operacionais.
 Prefeito de Taboão da Serra, Aprígio (esq.) ao lado do secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini
Prefeito de Taboão da Serra, Aprígio (esq.) ao lado do secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael BeniniA ideia é que a ligação entre o município de Taboão da Serra e o centro de São Paulo seja reduzida para quem utilizar o transporte público. O tempo de viagem previsto é de 55 minutos e haverá integração com os terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã e outros da região.
“A concretização da estação do Metrô em Taboão da Serra está acontecendo por conta de uma PPI (Programa de Parceria de Investimentos). A obra é uma realidade”, reforçou o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Continua depois da publicidade
O deputado estadual Eduardo Nóbrega também celebrou o avanço no projeto. "Aprígio é um prefeito que não pensa só no hoje, mas nos próximos 20 anos. Temos um prefeito visionário. Taboão estava a passos de tartaruga. Hoje, entramos na era da materialização e o Metrô chegará em Taboão", finalizou Nóbrega.
 Deputado estadual Eduardo Nóbrega durante evento nesta segunda-feira (3) em Taboão da Serra, na Grande São Paulo
Deputado estadual Eduardo Nóbrega durante evento nesta segunda-feira (3) em Taboão da Serra, na Grande São Paulo Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade