Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Placas de identificação serão substituídas por novas sinalizações com a cor dos assentos comuns | Divulgação/Governo de SP
O Metrô de São Paulo alterou os assentos de três composições, distribuídas pelas principais linhas: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha em comemoração ao Dia Mundial da Gentileza, celebrado na última quinta-feira (13/11).
Continua depois da publicidade
A ideia da ação é estimular a empatia e o respeito entre os passageiros, invertendo a lógica dos assentos preferenciais até o fim de novembro, segundo o Governo do Estado.
Todas as placas de identificação serão substituídas por novas, com a cor dos assentos comuns, setas e o seguinte texto:
“Durante o Mês da Gentileza, lembramos: quando todos os assentos estão ocupados, todos os assentos são preferenciais. Seja gentil”.
Continua depois da publicidade
Por norma, 10% dos assentos devem ser reservados para pessoas com prioridade, mas o Metrô oferece mais lugares do que o mínimo exigido.
Ainda assim, a pesquisa de comportamento realizada este ano revelou que não respeitar os assentos preferenciais é uma das atitudes que mais gera incômodo, e 51% dos passageiros dizem que isso sempre acontece.
Além de cerca de 240 placas com cores e mensagens modificadas nos trens, a campanha será veiculada em painéis digitais e monitores da TV Minuto das estações, além de avisos sonoros nos trens e plataformas, com mensagens como:
Continua depois da publicidade
“Qual é a cor do assento preferencial? Faz diferença? Se você for gentil, todos os assentos são preferenciais.”
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade