A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 15 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Metrô de SP muda assentos e lança ação que mexe com os usuários

Assentos preferenciais foram invertidos para incentivar empatia no transporte

Lucas Souza

15/11/2025 às 09:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Placas de identificação serão substituídas por novas sinalizações com a cor dos assentos comuns

Placas de identificação serão substituídas por novas sinalizações com a cor dos assentos comuns | Divulgação/Governo de SP

O Metrô de São Paulo alterou os assentos de três composições, distribuídas pelas principais linhas: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha em comemoração ao Dia Mundial da Gentileza, celebrado na última quinta-feira (13/11).

Continua depois da publicidade

A ideia da ação é estimular a empatia e o respeito entre os passageiros, invertendo a lógica dos assentos preferenciais até o fim de novembro, segundo o Governo do Estado.

Todas as placas de identificação serão substituídas por novas, com a cor dos assentos comuns, setas e o seguinte texto:

“Durante o Mês da Gentileza, lembramos: quando todos os assentos estão ocupados, todos os assentos são preferenciais. Seja gentil”.

Continua depois da publicidade

Disposição dos assentos

Por norma, 10% dos assentos devem ser reservados para pessoas com prioridade, mas o Metrô oferece mais lugares do que o mínimo exigido.

Ainda assim, a pesquisa de comportamento realizada este ano revelou que não respeitar os assentos preferenciais é uma das atitudes que mais gera incômodo, e 51% dos passageiros dizem que isso sempre acontece.

Além de cerca de 240 placas com cores e mensagens modificadas nos trens, a campanha será veiculada em painéis digitais e monitores da TV Minuto das estações, além de avisos sonoros nos trens e plataformas, com mensagens como:

Continua depois da publicidade

“Qual é a cor do assento preferencial? Faz diferença? Se você for gentil, todos os assentos são preferenciais.”

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados