Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Obras incluem oito novas estações entre Vila Prudente e a Penha até 2028 | Reprodução/Agência SP
As primeiras cargas de trilhos para a expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo chegaram ao Porto de Santos, no litoral paulista, nesta quinta-feira (17/7). A chegada do material marca um importante avanço nas obras.
Continua depois da publicidade
A carga tem previsão de chegada ao canteiro de Rapadura na próxima quinta-feira (24/7). Importados da China, os trilhos somam 1,5 mil toneladas e serão utilizados no trecho entre as estações Vila Prudente e Penha, contemplando paradas como Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Rapadura.
Essa remessa é composta por 1.462 barras de 18 metros cada, totalizando 26.316 metros de trilhos. Para o transporte entre o porto e a capital, serão necessárias 47 viagens com o uso de carretas extensivas de três eixos, com capacidade de carregamento de até 32 toneladas cada.
As viagens serão feitas em sistema de revezamento com duas carretas. A obra de expansão da Linha 2-Verde foi estruturada em duas fases principais. A primeira, entre Vila Prudente e Vila Formosa, contará com quatro novas estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) e tem previsão de abertura em 2027.
Continua depois da publicidade
Já a segunda vai da Vila Formosa até a Penha, com as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, com previsão de abertura em 2028.
O tatuzão concluiu no fim de maio a escavação da primeira fase de ampliação da Linha 2-Verde ao alcançar o VSE Falchi Gianini, que é o último destino antes da estação Vila Prudente.
Com a chegada a esse poço, o tatuzão concluiu o trajeto de 4,5 km de extensão, dos quais 3,7 km são de túneis construídos que compreendem as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa e o Complexo Rapadura, além de seus respectivos poços intermediários.
Continua depois da publicidade
Com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, o projeto de expansão da Linha 2-Verde do Metrô prevê mais 8,3 km de vias e oito novas estações, entre Vila Prudente e a Penha (Linha 3-Vermelha). A ampliação também possibilitará a conexão com outras três linhas do sistema metroferroviário.
A estação Penha contará com a transferência para as linhas 3-Vermelha e 11-Coral, enquanto a estação Anália Franco será conectada com a futura Linha 16-Violeta.
Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo. Além disso, haverá redistribuição de demanda de passageiros na rede de trilhos, trazendo mais conforto às pessoas. Cerca de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas diariamente.
Continua depois da publicidade
Já a linha-6 do Metrô instala novas escadas rolantes em estações. Equipamentos estão prontos para suportar o intenso fluxo de passageiros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade