Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Metrô de São Paulo sofrerá alterações neste fim de semana | Divulgação/Governo de SP
Uma série de obras em linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) alterará o funcionamento do sistema de transporte sobre trilhos neste fim de semana em São Paulo. O anúncio foi feito pelo governo paulista.
Continua depois da publicidade
A operação dos trens na Linha 2-Verde será alterada devido às obras de interligação com a Linha 4-Amarela. A partir das 20h do sábado (9/8) e durante todo o domingo (10/8), os trens circularão em via única entre as estações Brigadeiro e Consolação.
Isso vai ocasionar maior intervalo entre composições e velocidade reduzida em toda a linha.
Um túnel 7,3 metros de extensão será escavado para conectar a estação Consolação (Linha 2-Verde) à futura conexão com a Paulista (Linha 4-Amarela). A escavação do túnel norte, com 75 metros de comprimento e sentido estação Paulista, também está em andamento.
Continua depois da publicidade
A recomendação para os passageiros que não têm a Linha 2-Verde como destino é utilizar rotas alternativas.
Usuários da Linha 4-Amarela podem se transferir para a Linha 3-Vermelha pela estação República e para a Linha 1-Azul pela estação Luz. Já os que vêm pela Linha 5-Lilás têm a opção de fazer integração com a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz.
Para quem se dirige à Linha 15-Prata, no entanto, será necessário usar a Linha 2-Verde.
Continua depois da publicidade
Com capacidade estimada para até 18 mil passageiros por hora, o novo túnel subterrâneo promete desafogar o fluxo de pessoas entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela. A atual interligação passará a funcionar em sentido único, o que deve reduzir congestionamentos e tornar as conexões mais rápidas.
A CPTM também terá alterações neste fim de semana para a execução de obras de melhorias e modernização nas linhas.
No sábado, das 22h até o fim da operação, a Linha 11-Coral terá alteração na operação para realização de serviços de manutenção na via permanente. Neste período, a circulação dos trens ficará em via única entre as estações Jundiapeba e Estudantes.
Continua depois da publicidade
Já entre 23h30 e 0h, os trens da Linha 12-Safira farão o embarque e desembarque na plataforma 7 da estação Brás para a equipe de manutenção fazer a instalação de redução de vão na plataforma 6 do local.
No domingo, das 4h às 6h, os trens da Linha 10-Turquesa, no sentido Brás, circularão em via única entre as estações Mauá e Capuava para manutenção preventiva na rede aérea.
Das 7h30 às 18h, os trens que circulam entre as estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda da Linha 7-Rubi, sentido Jundiaí, circularão em via única e não pararão na estação Água Branca.
Continua depois da publicidade
Ou seja, os passageiros que estiverem no sentido Jundiaí e quiserem desembarcar na estação Água Branca, terão que seguir até a estação Lapa, desembarcar, trocar de plataforma e reembarcar no trem sentido Palmeiras-Barra Funda para conseguir descer na estação desejada.
Das 9h às 13h, entre as estações Rio Grande da Serra e Guapituba, os trens vão circular em via única devido à manutenção na rede aérea da região. E, a partir das 18h, os trens do serviço 710 utilizarão as plataformas 5 e 6 da estação Palmeiras-Barra Funda devido a estratégia operacional.
Ainda no domingo, durante toda a operação comercial (4h à 0h), os trens da Linha 11-Coral entre as estações Braz Cubas e Estudantes também estarão em via única para a substituição de cabos da rede aérea no trajeto.
Continua depois da publicidade
Já na Linha 12-Safira, entre as estações Eng. Goulart e Brás, a circulação ficará em via única para manutenção da sinalização dos trilhos. Além disso, no fim da circulação, entre 23h30 e 00h, os trens na estação Brás irão desembarcar e embarcar os passageiros somente na plataforma 7, para a continuação da inserção dos redutores de vão entre a plataforma e os trens.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade