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Desde a retomada do projeto, em setembro de 2023, as obras já atingiram 83% de execução na totalidade | Divulgação/Governo de SP
Após 12 anos de atraso, a linha 17-Ouro do Monotrilho deve começar a operar de forma assistida, com horários e intervalos diferentes das demais linhas, em março de 2026, informou o Metrô na última terça-feira (29/7).
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O projeto criado para a Copa do Mundo de 2014, foi retomado em setembro de 2023. Agora, as obras já atingiram 83% de execução, considerando obras civis, trens e sistemas.
Com 6,7 quilômetros de extensão, a linha terá oito estações e conectará o aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, transportando cerca de 100 mil passageiros por dia.
A obra está atualmente orçada em R$ 5,5 bilhões. Diferente das linhas de metrô convencionais, que transitam sob a terra, a Linha 17 operará por trilhos suspensos.
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Na época que o projeto foi lançado, a expectativa era de que a linha fosse construída em três anos, ficando pronta para a Copa do Mundo de 2014.
A linha seria a forma mais fácil de ligar o Aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi com uma obra rápida e de baixo custo. Porém, a realidade foi bem diferente.
Um túnel submerso que liga o Aeroporto de Congonhas à estação já está pronto. As duas primeiras composições chegaram ao Brasil em março deste ano.
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Os testes na via elevada já foram iniciados. Os trens são totalmente automatizados, operam sem condutor e contam com tecnologia CBTC, que permite intervalos menores e maior eficiência.
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