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Cotidiano

Monotrilho entre aeroporto em Guarulhos e CPTM atrasa pela 4ª vez

Vistoria constatou que o transporte automatizado ainda está em fase de comissionamento, sem condições de transportar passageiros

Hebert Dabanovich

08/10/2025 às 11:30

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Segundo documento da ANAC, sistema permanece fora de operação e não realizou as etapas de testes prometidas

Segundo documento da ANAC, sistema permanece fora de operação e não realizou as etapas de testes prometidas | Reprodução/Instagram/@mporoficial

O projeto do People Mover, que ligará a Linha 13-Jade da CPTM aos terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo, continua sem previsão para entrar em operação.

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Um documento técnico da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) revelou que o sistema permanece fora de operação e ainda não cumpriu as etapas de testes previstas.

A vistoria, realizada em 1º de setembro deste ano, constatou que o transporte automatizado ainda está em fase de comissionamento, sem condições de transportar passageiros.

Segundo a agência, foi verificado um quadro de descumprimento contratual, com atrasos sucessivos e ausência de um cronograma confiável por parte da concessionária GRU Airport e do consórcio AeroGRU, responsável pela obra.

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O contrato previa a entrega do sistema em fevereiro de 2024, mas o prazo já foi adiado quatro vezes, para outubro de 2024, fevereiro de 2025, agosto de 2025, e agora não há nova data definida.

Mesmo após cobranças da ANAC, a concessionária não apresentou um planejamento consistente para a conclusão do sistema.

Durante a inspeção, representantes da GRU Airport informaram que o sistema poderia iniciar uma operação assistida, condicionada à autorização da ANAC.

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A ANAC, no entanto, ressaltou que o contrato exige operação plena com o mais alto nível de automação (GoA 4) e certificação de segurança SIL 4, condições que ainda não foram atingidas.

O relatório também apontou que nenhuma das etapas de testes, conhecidas como marcos A a F, foi concluída até a data da inspeção.

O primeiro deles, chamado “Operação Automática Manualmente Sincronizada - Shuttle Bypass”, deveria ter sido finalizado em 10 de julho, mas ainda estava pendente na data da vistoria.

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Essa fase é fundamental para permitir o avanço das demais etapas e o início da operação comercial.

Apesar de as obras civis estarem praticamente concluídas, os sistemas de automação, controle e certificação ainda não foram finalizados.

Problemas antigos, como a falta de funcionamento do elevador do Terminal 2, permanecem sem solução, apesar dos apontamentos feitos em inspeções anteriores.

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A área técnica da ANAC concluiu não haver elementos que sustentem um novo prazo de entrega e avalia aplicar sanções contratuais, incluindo multas e a revisão da cláusula que prevê a construção do sistema no contrato de concessão.

Anunciado como ligação gratuita e automatizada entre a Linha 13-Jade e os três terminais de passageiros, o People Mover já acumula mais de 18 meses de atraso em relação ao prazo original.

O documento da ANAC indica que o projeto continua sem previsão realista de conclusão e que os atrasos comprometem tanto o interesse público quanto a execução do empreendimento.

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A Gazeta pediu posicionamento à ANAC e aguarda retorno. Caso seja enviado, ele será acrescentado a este texto.

*Com informações do site Metrô CPTM

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