A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 09 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Sena Madureira ganha contraproposta que desafia túnel de R$ 500 milhões

Especialistas propõem alternativa que evita remoção de famílias e protege nascente

Yasmin Gomes

08/09/2025 às 20:30  atualizado em 08/09/2025 às 21:21

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Técnicos do movimento afirmam que é possível construir 30 km de corredores de ônibus ou 2.000 km de ciclovias, com o mesmo valor

Técnicos do movimento afirmam que é possível construir 30 km de corredores de ônibus ou 2.000 km de ciclovias, com o mesmo valor | Reprodução

O “Movimento Não ao Túnel - Salvem a Sena Madureira” apresenta nesta segunda-feira (8/9), durante a audiência pública convocada pela Prefeitura de São Paulo, uma alternativa mais barata e eficaz para a construção de um túnel na rua Sena Madureira, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Com um custo estimado em mais de R$ 500 milhões, técnicos do movimento, incluindo arquitetos e um geógrafo especialista em mobilidade urbana, afirmam que é possível construir 30 km de corredores de ônibus ou 2.000 km de ciclovias, “metas que a prefeitura tem descumprido nas últimas duas gestões”, com o mesmo valor.

GCM no local para recepcionar os participantes da audiência pública no Pavilhão de Eventos do Instituto de Engenharia. Foto: Divulgação
GCM no local para recepcionar os participantes da audiência pública no Pavilhão de Eventos do Instituto de Engenharia. Foto: Divulgação
Projeto propõe um retorno pelas ruas Cunha, Mairinque e Sena Madureira. Foto: Divulgação
Projeto propõe um retorno pelas ruas Cunha, Mairinque e Sena Madureira. Foto: Divulgação

O projeto da Prefeitura ameaça o despejo de mais de 150 famílias da Comunidade Souza Ramos, que vivem na região há mais de 70 anos.

"Não é uma solução moderna para a mobilidade urbana, pois um túnel não reduz congestionamentos, ao contrário, irá concentrar e atrair mais carros para a Sena Madureira e vias do entorno. É um fenômeno chamado tráfego induzido, ou seja, estimula o uso de carro", explica o geógrafo e especialista em mobilidade urbana, Rafael Calabria, que também é morador do local.

Continua depois da publicidade

Além disso, a contraproposta destaca os impactos ambientais, como o transplante de algumas dezenas de árvores, fora outras que já foram cortadas; e ameaça à nascente do córrego Embuaçu, que ainda não foi recuperada.

Contraproposta do movimento

O “Movimento Não ao Túnel - Salvem a Sena Madureira” levou para audiência pública desta segunda-feira (8/9) um estudo técnico feito por especialistas ligados ao movimento.

Por meio da contraproposta, o grupo pretende convencer a Prefeitura de São Paulo uma solução mais barata e eficiente para o trânsito na Domingos de Morais: um retorno pelas ruas Cunha, Mairinque e Sena Madureira.

Continua depois da publicidade

A proposta, que inclui a desapropriação do posto de gasolina desativado, se inspira em ações bem-sucedidas da CET nas décadas de 1990 e 2000, que eliminaram gargalos similares nas ruas Afonso Celso e Luís Góis com a criação de ilhas para pedestres e a Praça Michie Akama.

Com o redesenho, além de melhorar o fluxo de veículos, será possível ampliar a Praça Lasar Segall e instalar novos equipamentos
de uso público, beneficiando a comunidade.

Com isso, o movimento garante que nem as famílias das comunidades Souza Ramos e Luiz Alves serão despejadas para uma região mais distante, como prevê o novo projeto da Prefeitura.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados