Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Papel no Sítio deu projeção nacional ao artista, que contracenou com Lúcia Lambertini (Emília) e Edy Cerri (Narizinho) | Reprodução
Morreu aos 83 anos o ator David José, conhecido por interpretar Pedrinho na primeira versão da série Sítio do Picapau Amarelo, exibida pela TV Tupi entre as décadas de 1950 e 1960.
Continua depois da publicidade
A morte aconteceu nesta segunda-feira (6/10) e foi confirmada pela assessoria de imprensa da família. David morreu enquanto dormia, por causas naturais.
O velório foi realizado na manhã desta terça-feira (7/10), no bairro da Bela Vista, em São Paulo. O ator deixa a mulher Lígia Todescan Lessa Mattos, os filhos Paulo e Luiz, e os netos Pedro e Gabriela.
O papel no Sítio deu projeção nacional ao artista, que contracenou com Lúcia Lambertini (Emília) e Edy Cerri (Narizinho).
Continua depois da publicidade
O personagem Pedrinho foi interpretado por mais de dez atores desde os anos 1950. A estreia do personagem no cinema ocorreu em O Saci (1953), interpretado por Lívio Nanni. Na TV Tupi, outros intérpretes incluíram André José Adler, Antônio Silvio Lefèvre e Sérgio Rosenberg.
Nas versões posteriores, o papel foi assumido por Cid Ribeiro (1973), Júlio César, Marcello José Reina Patelli e Daniel Lobo na produção da Globo (1977–1986), além de César Cardadeiro, João Vitor Silva, Rodolfo Valente e Vitor Mayer no remake dos anos 2000.
Na versão mais recente, exibida em 2024 pelo SBT, Felipe Lago interpreta o icônico personagem.
Continua depois da publicidade
Além de ator, David José também foi diretor, roteirista e produtor, tendo iniciado os estudos de teatro aos 12 anos. No currículo, constam trabalhos como As Aventuras de Tom Sawyer, Ciranda, Cirandinha, além da apresentação do programa infantil Pim Pam Pum.
No cinema, participou de produções como Doramundo (1978), Uma Estranha História de Amor (1979) e Nasce uma Mulher (1983).
David José também teve uma carreira acadêmica expressiva. Formou-se em Ciências Sociais pela USP e, na França, estudou sociologia nas universidades Paris VIII e Paris X. De volta ao Brasil, concluiu doutorado em História Social na USP, dedicando-se à pesquisa sobre teatro e televisão.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade