A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 29 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Morre José Salvador Faro, professor que marcou gerações

Paulistano do Brás, Faro se formou em História pela USP em 1973, e enveredou pela educação e comunicação

Bruno Hoffmann

29/09/2025 às 18:25

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Professor e historiador José Salvador Faro morreu aos 78 anos

Professor e historiador José Salvador Faro morreu aos 78 anos | Reprodução

Morreu nesta segunda-feira (29/9), aos 78 anos, o professor e historiador José Salvador Faro, que dedicou décadas da vida para lecionar em universidades paulistas - em especial na Metodista, de São Bernardo do Campo, e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Continua depois da publicidade

Ele também atuou como dirigente sindical na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) e no Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Sinpro-SP).

De acordo com nota da Sinpro, Faro “dedicou sua vida à educação, à liberdade de imprensa e à valorização dos trabalhadores da educação”.

“Como indica seu próprio sobrenome, Faro era símbolo de perspicácia e sagacidade, qualidades que marcaram sua trajetória intelectual e sua atuação como educador e orientador de gerações”, escreveu a organização em nota.

Continua depois da publicidade

Trajetória do educador

Paulistano do Brás, nascido em 1947, Faro se formou em História pela USP em 1973. Durante sua carreira, enveredou pela comunicação. Sua tese de doutorado se transformou no livro de referência “Realidade 1966-1968: tempo da reportagem na imprensa brasileira”, um retrato agudo de um período em que a reportagem precisava lidar com a ditadura militar brasileira.

Faro Esteve à frente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que ajudou a fundar e depois presidiu, num tempo em que falar de comunicação era também defender a democracia.

Atuou ainda como consultor da Capes, do CNPq e da Fapesp. O velório e o sepultamento ocorreram nesta segunda. A causa da morte não foi informada.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados