A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 21 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Morte acelera instalação de 3,5 mil barreiras na Linha 5-Lilás

Implementação ocorre após acidente fatal na estação Campo Limpo no último dia 6 de maio

Da Reportagem

20/05/2025 às 20:05

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Todas as 17 estações da linha 5-Lilás receberão as medidas de segurança

Todas as 17 estações da linha 5-Lilás receberão as medidas de segurança | Bruno Hoffmann

A ViaMobilidade, empresa responsável pela manutenção da linha 5-Lilás do metrô, começou, na última sexta-feira (16/5), a instalação de barras de segurança em todas as suas 17 estações. 

Continua depois da publicidade

Ao todo, serão 3,5 mil unidades instaladas nos vãos entre os trens e as plataformas. O processo de instalação começou na estação Capão Redondo, durará cerca de três meses e irá ocorrer durante a noite, para não afetar as operações.

A medida ocorre em decorrência da morte de Lourival Ferreira da Silva Nepomuceno, de 35 anos, no último dia 6 de maio. O passageiro morreu prensado entre o trem e a porta da plataforma na estação Campo Limpo.

Medida provisória

As barras são uma medida provisória de segurança enquanto não são implementados os sensores de presença nos vãos entre os trens e as portas das plataformas.

Continua depois da publicidade

Com isso, o trem não poderá partir caso detecte alguma presença neste espaço, o que aumenta a segurança e pode impedir novos acidentes.

Em entrevista à Band no dia do acidente, o presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini, afirmou que a previsão de instalação dos sensores está em torno de fevereiro de 2026.

Questionada pela reportagem, a ViaMobilidade não entrou em detalhes sobre projetos concretos para a instalação dos aparelhos. 

Continua depois da publicidade

Confira a nota na íntegra: 

“A ViaMobilidade, após autorização da Artesp, deu início na noite de sexta-feira, 16, ao preparo das portas de plataforma para a instalação das novas barreiras físicas na Linha 5-Lilás. A estação Capão Redondo foi a primeira a receber os equipamentos, por ter sido utilizada nos testes do protótipo e já contar com as medições necessárias. A solução foi desenvolvida pela concessionária ViaMobilidade.

Conhecidas como Gap Fillers, as barreiras são estruturas poliméricas com alma metálica, fabricadas sob medida para reduzir o vão entre o trem e a plataforma. No total, foram encomendadas 3.500 unidades. A instalação será realizada durante o período noturno, para evitar qualquer impacto na operação, com previsão de conclusão em até 90 dias. As 17 estações da Linha 5-Lilás receberão os equipamentos, com os trabalhos avançando gradualmente após a finalização em Capão Redondo”.

Continua depois da publicidade

Por Diego Coppio

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados