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Cão-guia Hug, que acompanhava a vítima | Reprodução/Arquivo Pessoal
Um motorista de aplicativo da Uber foi denunciado por expulsar uma mulher cega de seu veículo sob a justificativa de ela estar acompanhada de um cão-guia. A vítima relatou que o condutor ainda a procurou em sua residência para tentar intimidá-la após o incidente.
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O caso aconteceu no dia 15 de abril. Após a passageira relatar o ocorrido à plataforma, o motorista foi banido. No entanto, ele procurou a vítima em sua casa, pedindo que ela retirasse a denúncia e alegasse estar com “problema na cabeça”.
De acordo com informações do “G1”, a vítima, que também é cantora, ficou em casa por quatro dias por medo, suspendendo seus trabalhos. Ela entrou com uma ação contra a Uber por danos morais, materiais e discriminação contra pessoas com deficiência.
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A advogada da vítima destacou que tanto o motorista quanto a plataforma infringiram a Lei Brasileira de Inclusão. Ela também exige que a Uber forneça treinamento adequado aos seus motoristas, além das respostas padrão.
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A mulher entrou com uma ação contra a Uber por danos morais, danos materiais e discriminação contra pessoa com deficiência.
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"A Uber lamenta o caso e considera inaceitável qualquer tipo de violência. A conta do motorista parceiro foi desativada assim que tomamos conhecimento do ocorrido. A empresa permanece à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, na forma da lei. Além disso, em parceria com o MeToo, a Uber disponibiliza um canal de suporte psicológico que foi disponibilizado à usuária.
A Uber reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o nosso app. Temos como política que os motoristas parceiros cumpram a legislação que rege o transporte de pessoas com deficiência e acomodem cães de serviço.
A empresa fornece diversos materiais informativos a motoristas parceiros sobre como tratar cada usuário com cordialidade e respeito e possui um guia de acessibilidade que tem como objetivo apoiar os motoristas parceiros com informações sobre como ter interações positivas e respeitosas com usuários que têm alguma deficiência. A Uber inclusive abordou o tema recentemente do quinto episódio do Uber Cast.
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Nos casos em que usuários sentirem que o tratamento dado pelo parceiro não foi respeitoso, ou que desrespeitou os termos da lei, ressaltamos sempre a importância de reportarem esses incidentes à Uber, para que possamos tomar as medidas necessárias. Conforme explicitado no Código da Comunidade Uber, casos comprovados de motoristas que adotem conduta discriminatória podem levar à perda de acesso à plataforma".
*Texto sob supervisão de Lara Madeira
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