A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 20 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Nasa anuncia descoberta de planeta que pode mudar o que sabemos sobre a Terra

Revelação foi publicada em junho de 2025 no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society

Monise Souza

20/07/2025 às 15:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
TOI1846 b está localizado a cerca de 154 anos-luz da Terra, na constelação de Lyra

TOI1846 b está localizado a cerca de 154 anos-luz da Terra, na constelação de Lyra | Reprodução/Nasa unsplash

O universo acaba de revelar mais um de seus segredos: astrônomos da NASA, em parceria com outras instituições, anunciaram a descoberta do exoplaneta TOI1846 b, localizado a cerca de 154 anos-luz da Terra, na constelação de Lyra.

Continua depois da publicidade

A revelação foi publicada em junho de 2025 no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e pode trazer novas pistas sobre a formação da Terra.

Recentemente a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) também descobriu quatro planetas que estão mais próximos da Terra. Os quatro são muito menores que a Terra, orbitam a Estrela de Barnard, a estrela isolada mais perto do Sol após o sistema Alpha Centauri.

Detalhes do novo planeta

O TOI1846 b pertence à classe das chamadas “Super-Terras”, planetas com características semelhantes às da Terra, mas com dimensões maiores. Ele tem quase o dobro do tamanho do nosso planeta e uma massa cerca de quatro vezes maior.

Continua depois da publicidade

Com uma densidade estimada em 4,2 gramas por centímetro cúbico, os cientistas acreditam que o TOI1846 b possa ser rico em água, com possibilidade de conter uma camada de gelo denso no interior e uma atmosfera fina que talvez até abrigue um oceano raso. Ainda são necessários estudos mais aprofundados para confirmar essas hipóteses.

Segundo os pesquisadores, esse tipo de planeta pode fornecer informações valiosas sobre a origem e evolução dos planetas rochosos, como a própria Terra.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados