Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Destroços do Kestrel, embarcação que naufragou há 130 anos, voltaram a ficar visíveis na Praia da Aparecida com a maré baixa | Divulgação/PMS
Com o recuo da maré em Santos, no litoral de São Paulo, o navio inglês Krestrel ficou visível próximo à faixa de areia da Praia da Aparecida, no Canal 5, nesta quarta-feira (22/10). A embarcação encalhou há cerca de 130 anos.
Continua depois da publicidade
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que os destroços do navio ficam visíveis em períodos de maré baixa.
Para evitar riscos aos banhistas, a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (Sepref) cercou o local e sinalizou a área para prevenir acidentes.
O local do naufrágio é monitorado pela Prefeitura de Santos desde 2017, quando os primeiros registros dos destroços ficaram visíveis.
Continua depois da publicidade
O navio ficou visível em outras oportunidades, em julho de 2018, agosto de 2019 e julho de 2020. Após a primeira aparição, uma equipe de geólogos foi acionada para identificar a embarcação.
Na época, pesquisadores suspeitavam que os materiais encontrados eram restos do veleiro Krestrel, que naufragou na mesma região em 1895.
Além disso, desde janeiro de 2023, dentro das comemorações pelo aniversário de 477 anos de Santos, a Prefeitura implantou um sistema no qual o veleiro pode ser visto em modelo em realidade aumentada.
Continua depois da publicidade
Para ver o modelo 3D do navio, basta ler o QR code no pontilhão da orla do Canal 5, próximo aos restos da embarcação.
Além desse episódio em Santos, outro naufrágio histórico ganha destaque no Brasil, um fragmento do passado veio à tona nas águas profundas de Salvador, na Bahia. É o caso do Belmonte, navio de 36,9 metros, construído na Alemanha em 1914, que afundou na Baía de Todos-os-Santos em 1941.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade