A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 06 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

No Brasil, São Paulo é o maior produtor de frutas

Em 2023, a produção paulista de fruticultura foi de 14,5 milhões de toneladas

08/03/2024 às 15:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
São Paulo foi o Estado que mais produziu frutas em 2023 chegando em 14,5 milhões de tonelada

São Paulo foi o Estado que mais produziu frutas em 2023 chegando em 14,5 milhões de tonelada | Divulgação/ Governo de SP

Continua depois da publicidade

De acordo com dados levantados pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), órgão da secretária de Agricultura e Abastecimento, o Estado de São Paulo foi novamente o maior produtor de frutas do País com produção de 14,5 milhões de toneladas, lembrando que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo.

As frutas que foram mais produzidas no estado são em toneladas: Laranja com 10,6 milhões, limão com 1,2 milhões, Banana com 1,12 milhões, abacate com 192,6 mil e caqui com 84,23 mil.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Para este ano de 2024 a safra não deve ser a mesma que em 2023, mas a produção do setor pode ser alta. De acordo com a assessoria técnica da Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo as variações climáticas e os recursos dos produtores devem interferir na produtividade.

“O clima continua sendo uma preocupação, assim como já observado em 2023, o primeiro semestre ainda com atuação de El Niño resulta em temperaturas elevadas no Sudeste, que podem afetar a safra e a qualidade dos frutos. Além disso, os custos de produção, apesar de terem apresentado um arrefecimento em 2023, ainda se encontram em patamares elevados e restringem os investimentos por parte dos produtores”, concluiu a assessora técnica Marina Marangon.
 

Em alta, pilotos de drone podem ganhar até R$ 12 mil; confira
 

Continua depois da publicidade

A produção    

A produção paulista além de atender o mercado nacional também é responsável por comércio exterior. Este setor chegou a faturar o equivalente a US$ 2 bilhões por ano. A fruticultura é responsável por 9,6 mil propriedades agrícolas e gera 200 mil vagas de emprego no Estado.
 

Mercedes-Benz está com inscrições abertas para vagas de estágio
 

Continua depois da publicidade

Para continuar produzindo frutas em grande escala o Governo de SP junto com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária estão realizando uma campanha de combate o Greening – praga que atinge as plantações-.

A produção de fruticultura no estado vem ganhando cada vez mais espaço no cenário internacional. A prova disso é que São Paulo receberá em abril a ´Fruit Attraction 2024’.

*Texto sob supervisão de Matheus Herbert

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados