Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
								Com a entrega de 60 novos ônibus elétricos nesta segunda-feira (3/11), a capital paulista chegou à marca de 1.009 veículos movidos a energia limpa | JFDiorio/SECOM
São Paulo atingiu um marco histórico na mobilidade urbana brasileira. Com a entrega de 60 novos ônibus elétricos nesta segunda-feira (3/11), a capital paulista chegou à marca de 1.009 veículos movidos a energia limpa, consolidando, segundo a Prefeitura, a maior frota sustentável do País.
Continua depois da publicidade
O anúncio foi feito durante evento no Pacaembu, com a participação do prefeito Ricardo Nunes, que classificou o momento como “um divisor de águas” na transição energética da cidade.
“O que acontece em São Paulo reverbera para o Brasil inteiro. Estamos mostrando que é possível crescer cuidando do planeta”, disse.
Do total, 820 ônibus são movidos a bateria e 189 são trólebus.
Continua depois da publicidade
Segundo a Prefeitura, a substituição da frota movida a diesel por veículos elétricos já evita o consumo de 35 milhões de litros de combustível por ano, o que representa redução de 5,2 mil toneladas de CO lançadas na atmosfera, o equivalente ao plantio de 6,4 mil árvores por ano, ao considerar somente os novos coletivos.
Os novos veículos também elevam o padrão de conforto e tecnologia do transporte público paulistano. Todos têm ar-condicionado, tomadas USB, Wi-Fi e o sistema de monitoramento SmartSampa, que conecta 35 ônibus à central de segurança da Prefeitura, a maior estrutura do tipo na América Latina, segundo a administração municipal.
Para viabilizar o crescimento da frota elétrica sem sobrecarregar a rede, a Prefeitura implantou o Battery Energy Storage System (BESS), um sistema de armazenamento inteligente de energia nas garagens.
Continua depois da publicidade
O equipamento funciona como um “powerbank gigante” (bateria externa de grande porte), acumulando eletricidade nos horários de menor consumo para recarregar as baterias de forma eficiente e sustentável.
Segundo o prefeito, a adoção dessa tecnologia é fundamental para superar os desafios da expansão do transporte limpo. “Encontramos uma solução nacional para o carregamento das baterias. Temos energia garantida, ônibus fabricados no Brasil e R$ 6 bilhões assegurados para ampliar a frota”, afirmou Nunes.
A entrega do milésimo ônibus elétrico marca também o início da semana temática da Prefeitura dedicada à sustentabilidade, que antecede a Conferência global sobre mudanças climáticas, a COP30, daqui a alguns dias, em Belém, no Pará.
Continua depois da publicidade
Ao longo da semana, a administração municipal promoverá uma série de ações voltadas à inovação, energia limpa e mobilidade verde, temas que colocam São Paulo no centro das discussões sobre cidades sustentáveis.
“O que estamos fazendo aqui é COP, na prática. Cada novo ônibus elétrico é uma prova concreta de que sustentabilidade não é discurso, é ação”, disse Nunes.
O secretário municipal de Mobilidade e Transporte, Celso Caldeira, destacou o esforço da gestão para acelerar a descarbonização da frota. “É um desafio complexo, e o prefeito tem se empenhado pessoalmente em buscar soluções. Isso permite que São Paulo avance e se torne exemplo para o País.”
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade